Escola Estadual na zona Sul terá nome do jornalista Fernando Gasparian

Decreto será publicado nesta quarta-feira

ter, 10/10/2006 - 20h13 | Do Portal do Governo

Decreto assinado pelo governador Cláudio Lembo, nesta terça-feira (10/10), prevê que uma escola no Jardim Umuarama, zona Sul da capital, será denominada Escola Estadual Fernando Gasparian. O decreto será publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (11/10).

O empresário e jornalista Fernando Gasparian foi o fundador do jornal Opinião na década de 70, semanário que tinha como linha editorial a cobertura das ações do Regime Militar.

A pretensão de Gasparian era criar um periódico que não tivesse com a ditadura relação de complacência. O jornal Opinião tornou-se um símbolo da imprensa de resistência na época.

Ainda nos anos 1970, Gasparian lançou, a revista Argumento, que logo teve sua circulação suspensa devido às pressões da censura. Em 1977, o jornalista criou em São Paulo a Livraria Argumento. Em 1988, Gasparian foi eleito deputado federal constituinte pelo PMDB e criou a emenda constitucional que proíbe juros maiores de 12% no país. Gaparian morreu no sábado (7/10) no Hospital Sírio-Libanês vítima de infecção generalizada.

Veja íntegra do decreto

Cleber Mata