Escola estadual em Guarulhos une arte e conhecimento em sala de aula

Painéis coloridos que esboçam diversas personalidades brasileiras foram uma das ações para receber alunos no novo ano letivo

ter, 19/02/2019 - 16h34 | Do Portal do Governo

Em Guarulhos, a Escola Estadual Parque Jurema III recebeu os alunos para o início do ano letivo, neste mês, com painéis coloridos que esboçam diversas personalidades brasileiras. A iniciativa mostra aos jovens como a arte pode ser uma aliada do conhecimento.

Vale destacar que a transformação das paredes em grandes obras de arte não é inédita na escola. Em julho de 2018, por exemplo, a equipe gestora da unidade decidiu grafitar uma parte do pátio para recepcionar os estudantes no segundo semestre do ano letivo. De lá para cá, a novidade empolgou os jovens.

“Na época, quando entraram na escola e viram a parede, todos amaram. Eles disseram que a escola estava muito mais bonita e, desde então, quiseram pintar outros ambientes”, explica a vice-diretora, Daniela de Souza Moreira.

Grêmio Estudantil

Com recursos da Secretaria de Estado da Educação, o Grêmio Estudantil decidiu, em parceria com os alunos, criar outros painéis de grafites pela escola. Assim, a decisão tomou conta da comunidade, que passou a contribuir para selecionar 34 nomes reconhecidos na arte, na literatura, no esporte e na música.

Desse modo, a unidade fez um levantamento das biografias e trabalhou cada uma delas com os alunos. A comunidade escolar participou de uma gincana, uma espécie de “Caça ao Tesouro”, em que todos conheceram um pouco mais da vida das personalidades.

A escola, que atende mais de 1,7 mil estudantes de Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), desenvolveu uma votação on-line para que os alunos escolhessem 16 nomes. Entre os mais votados estiveram Ayrton Senna, Maurício de Souza, Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade e Tarsila do Amaral, entre outros.

Repercussão

Os grafites foram finalizados durante as férias escolares e, antes do começo do ano letivo, a vice-diretora publicou na internet algumas fotos de como a escola estava se preparando para receber os alunos.

Em poucos dias, a divulgação alcançou mais de 27 mil curtidas e 28 mil compartilhamentos. “Vejo que demos um passo muito grande. Não esperávamos tanta repercussão”, salienta a presidente do Grêmio e aluna da 2º série do Ensino Médio, Geovana Andrade.

“Agora, percebo que os alunos estão tendo muito mais cuidado com a escola e com o patrimônio público. Queremos preservar esses espaços para deixar sempre bonito”, completa. Neste ano, a escola recebeu cerca de mil novos estudantes. Por isso, os grafites também tornaram a relação dos jovens muito mais próxima com a escola.