Escola estadual de Ibiúna promove dinâmicas no retorno às aulas

Atividades da primeira semana do ano letivo contam com práticas de acolhimento de alunos, familiares e servidores

qui, 07/02/2019 - 10h29 | Do Portal do Governo

Na volta às aulas no município de Ibiúna, no interior paulista, representantes da Escola Estadual Laurinda Vieira Pinto, no município de Ibiúna, no interior paulista, preparou atividades especiais para toda a comunidade. Nesta primeira semana do ano letivo de 2019, a unidade promove práticas de acolhimento com alunos, novos estudantes, familiares e servidores.

O projeto de integração e socialização começou na semana passada, com docentes e demais funcionários da escola. Foi elaborado um café coletivo para que a equipe gestora se apresentasse aos novos colaboradores, além de mostrar as instalações da unidade.

Recepção

Os alunos e familiares foram recepcionados no pátio pelos professores e grupo gestor, com o objetivo de expor as regras da escola e ressaltar a importância da conservação do patrimônio escolar.

Os estudantes participaram de diversas atividades para conhecer a unidade, como, por exemplo. o “Muro das Lamentações”. Como o próprio nome sugere, os jovens puderam escrever bilhetes com o que eles acreditam que pode ser aperfeiçoado no espaço.

“Montamos um grande painel, em que os jovens colocaram os papeizinhos. Isso servirá para criar plano de ação para dar continuidade ao projeto político e pedagógico da escola durante o ano”, explica a vice-diretora da unidade da rede estadual, Nádia Aparecida Ferreira Nunes.

Ao lado dele, também foi produzido um mural de mensagens positivas, conhecido como “Árvore da Esperança”, em que os estudantes deveriam colar expectativas de uma escola melhor. “Precisamos ouvir os alunos e desenvolver atividades de acolhimento. Isso é fundamental para eles e a escola”, avalia a professora coordenadora, Maria de Fátima Rodrigues.

Dinâmicas

A escola, que atende Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA), continuará com ações do tipo até o fim desta semana. Além disso, os professores promoverão dinâmicas dentro das salas de aula para apresentar as propostas pedagógicas.

“É importante recepcioná-los com essas atividades na primeira semana de aula. Os estudantes precisam ter uma visão mais jovem da escola”, avalia o supervisor de ensino da Diretoria de Ensino de São Roque, responsável pela unidade, José Reginaldo dos Santos.

Em toda a rede estadual, as escolas são orientadas pela Secretaria da Educação para promover projetos de acolhimento para receber a comunidade escolar no início do ano letivo. Na última sexta-feira (1º), 3,6 milhões de alunos retornam às aulas nas 5 mil unidades de ensino paulistas.

“Nossa ideia é que essas atividades contribuam com o projeto de vida dos alunos. Queremos que eles mudem o entendimento da escola”, salienta Helena Achilles, técnica do Departamento de Desenvolvimento Curricular e de Gestão da Educação Básica (DEGEB), da Secretaria de Estado da Educação.