Escola Estadual de Campinas desenvolve parceria ambiental com o Instituto Agronômico

Projeto envolve cerca de 300 pessoas, incluindo pais, alunos e por professores, além da equipe gestora

qui, 06/09/2007 - 16h26 | Do Portal do Governo

Em Campinas, a Escola Estadual Professor Newton Silva Teles e o Instituto Agronômico uniram forças para o desenvolvimento de um projeto denominado “ O Jardim Botânico IAC vai à Escola” .

O projeto envolve cerca de 300 pessoas, incluindo pais, alunos e por professores, além da equipe gestora e tem como objetivos proporcionar a educação ambiental, a preservação da natureza e a conscientização da comunidade sobre a temática do meio ambiente.

A coordenação é do BGCI – Botanical Gardens Conservation International , com apoio financeiro do Banco Mundial, do HSBC, coordenado no Brasil pela Rede Brasileira de Jardins Botânicos – que visa, primordialmente, estabelecer um processo educativo com a comunidade escolar por meio de ações de educação ambiental, conservação da biodiversidade e promoção da sustentabilidade sócio-ambiental.

Na escola as crianças participam de atividades muito além do plantio e conservação das plantas. Nas aulas do ensino fundamental regular e nas oficinas curriculares da escola, por exemplo, elas elaboram mosaicos criativos com as sementes, desenvolvem estratégias de reciclagem de lixo e refletem sobre as questões da cidadania.

O maior desafio foi a inclusão gradativa dos pais no projeto, que vêm colaborando na plantação de mudas e conservação das áreas verdes.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

(R.A.)