Escola estadual da capital é destaque em revista da Coreia do Sul

Diretor da E. E. Milton da Silva Rodrigues participou de videoconferência de preparação para o evento internacional World Camp

sex, 24/07/2020 - 16h27 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria da Educação

A Escola Estadual Milton da Silva Rodrigues, na zona norte da capital, é referência na rede de ensino pelas ações pedagógicas que desenvolve e agora também ganhou destaque em uma revista da Coreia do Sul, que divulgou a parceria da unidade com a International Youth Fellowship (IYF).

A matéria da publicação sul-coreana Goodnews Daily destacou a fala do diretor da unidade, Osmar Carvalho, na videoconferência internacional de preparação para o evento World Camp, que ocorrerá virtualmente entre os dias 29 de julho a 1º de agosto. A ideia é promover a experiência de imersão da língua inglesa e a educação socioemocional com a participação de estudantes de diversos países.

Durante a videoconferência, o diretor falou sobre os English Camps que a IYF realizou na escola. A ação levou estudantes internacionais para dentro da unidade. “A IYF chegou à nossa escola e fez um excelente trabalho, com oficinas de culinária, danças, palestras e conversação. Nossa unidade escolar firmou a parceria pela primeira vez em 2018 e depois, em 2019, para realizar o acampamento de imersão ao idioma inglês”, explicou.

Ainda segundo o diretor, os frutos da pareceria – que já dura três anos – são visíveis na escola, com os estudantes cada vez mais interessados na língua inglesa e também na cultura da Coreia do Sul, país de origem da IYF.

Jovens Embaixadores

Um dos destaques é a estudante Luisa Laurentino, selecionada para participar do Programa Jovens Embaixadores, iniciativa oficial do Departamento de Estado dos Estados Unidos, coordenado pelas Embaixadas do país, em que os jovens conhecem a capital estadunidense e passam uma semana com famílias-anfitriãs e frequentam aulas em escolas locais em diversos estados do país.

“O English Camp na escola me ajudou bastante, pois foi muito interessante e ao mesmo tempo difícil tentar conversar com nativos da língua inglesa. A proposta de conhecer novas culturas me incentivou a melhorar o meu inglês, a língua mais utilizada no mundo. A Camp foi no mesmo ano em que conheci o Programa Jovens Embaixadores, o que me inspirou mais ainda”, afirmou a estudante, que se formou em 2019 e atualmente cursa Relações Internacionais.

Além da imersão na língua inglesa, a parceria também trabalha as habilidades socioemocionais dos alunos, que também integram o currículo da Secretaria da Educação do Estado.