Escola de Teatro discute método de interpretação em bate-papo online

Ator e diretor Camilo Scandolara abordará a experiência dos estúdios do Teatro de Arte de Moscou

qui, 07/04/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

Os estúdios do teatro de arte em Moscou e o método de interpretação de Constantin Stanislávski são os temas do Bate-Papo Online promovido nesta quinta-feira, 7, no site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco do Governo de São Paulo. Para participar do Bate-Papo Online é fácil. Basta acessar o link da SP Escola de Teatro na data e horários estipulados.

A conversa virtual será conduzida pelo ator, diretor e professor Camilo Scandolara, que vai abordar a experiência dos estúdios do Teatro de Arte de Moscou (T.A.M.) como um dos pilares da formação da tradição teatral ocidental do século XX.

Os estúdios do T.A.M. inserem-se em um movimento característico do processo de renovação teatral do início do século passado: o afastamento em relação aos centros da produção com o objetivo de reconstruir o ofício do ator e do diretor desde as suas bases.

Partindo da constatação de que renovar o teatro implica, antes de tudo, em criar uma pedagogia teatral sólida, Leopold Sulerjítski, Evguiêni Vakhtângov e Constantin Stanislávski geraram espaços de experimentação nos quais a pedagogia era concebida como ato criativo, como atividade de invenção de possibilidades de teatro. Neste sentido, o “sistema” surge da prática pedagógica constante, estabelecida nos diversos estúdios formados junto ao T.A.M.

Perfil

Scandolara é Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestre em Artes pela Universidade de Campinas (Unicamp). Atualmente, é professor assistente na área de interpretação e teorias do trabalho do ator no Curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e chefe da Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da mesma universidade. Suas pesquisas se relacionam, principalmente, à dramaturgia do ator na perspectiva da investigação sobre as ações físicas, iniciada por Stanislávski.

SP Escola de Teatro

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco é uma instituição criada e mantida pelo Governo de São Paulo com o objetivo de formar profissionais especializados nas artes cênicas, seguindo o conceito “artistas que formam artistas”.

A proposta da Escola, inaugurada em novembro de 2009, é adequar os estudantes a processos nos quais não haverá predomínio de um diretor, dramaturgo ou ator, mas uma contribuição horizontal e harmônica de cada integrante do projeto. O artista formado pela Escola vai participar de um universo múltiplo e dinâmico, no qual cada setor dialoga plenamente com o outro.

Serviço

Bate-Papo Online com Camilo Scandolara
Onde: www.spescoladeteatro.org.br/chat
Data: Quinta-feira (07/04)
Horário: 16h

Da Secretaria da Cultura