Escola de Sorocaba conquista Prêmio Construindo a Nação

Concurso valoriza ações para solução de problemas enfrentados pelas comunidades

qui, 03/12/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

Com o documentário “Apolitikos”, os estudantes da Escola Estadual Ageu Pereira do Amaral, de Sorocaba, conquistaram o “Prêmio Construindo a Nação”. O resultado foi divulgado na segunda-feira, 30, e os alunos que participaram do projeto serão premiados durante a exibição do filme, em março de 2010, na Sala São Paulo.

De acordo com a professora de história Célia Cristina Almeida, uma das coordenadoras do projeto, o trabalho foi desenvolvido no ano passado por cerca de 60 alunos de 8ª série e do 1º ano do Ensino Médio, com o objetivo de discutir o voto consciente e mostrar aos alunos a importância da política. Os próprios estudantes tiveram a ideia de produzir o documentário, que traz entrevistas feitas nas ruas de Sorocaba com eleitores.

“A ideia inicial era apenas realizar o projeto para valorizar as práticas pedagógicas e estimular o interesse pela política nos nossos alunos. Mas depois, com o envolvimento de todos, resolvi mandar o trabalho para o Prêmio Construindo a Nação. Deu certo”, conta a professora. O “Apolitikós” foi um dos quatro finalistas selecionados entre 279 trabalhos de escolas públicas e particulares. No último dia 25, os alunos da escola apresentaram o trabalho para uma comissão julgadora e, nesta segunda foram anunciados como vencedores.

“No documentário, fizemos perguntas para saber em quem as pessoas votaram nas últimas eleições e se conhecem algum projeto desses políticos. A maioria estava desinformada e demonstrou não gostar de política”, relata Abílio Silveira Neto, de 16 anos, que hoje está no 2º colegial. Ele, que se interessou pela política influenciado pela família e pelas aulas de história, acredita que o tema deve ser mais valorizado e incentivado entre os jovens. O jovem pensa até em se afiliar a algum partido em um futuro próximo.

Prêmio Construindo a Nação

O Prêmio Construindo a Nação foi instituído com o objetivo de destacar, valorizar e mostrar as ações que as escolas públicas e privadas realizam com a presença ativa de seus alunos no diagnóstico e ações práticas de solução para problemas das comunidades onde as escolas estão situadas.

O prêmio visa ainda valorizar o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão e estimular os estudantes a participar ativamente dos projetos de sua escola, preparando-os para a cidadania, pela relevância da aprendizagem tida na convivência com as demandas sociais das comunidades.

Cerca de 650 mil alunos no Estado de São Paulo já participaram do concurso lançado em 2000, pelo Instituto de Cidadania do Brasil.

Da Secretaria da Educação