Escola de Sertãozinho ganha prêmio de melhor gestão do Estado

Unidade da Secretaria Estadual da Educação foi premiada por órgãos como Unesco

seg, 03/12/2007 - 14h30 | Do Portal do Governo

Professores que cuidam não apenas da educação, mas da humanização dos estudantes, com aulas em casa, horta comunitária, fanfarra e uma diretoria que interage com toda a comunidade. Por conta disso, a Escola Estadual Doutor Isaías José Ferreira, de Sertãozinho, ficou entre as seis melhores escolas do Brasil, a melhor do Estado, no Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Unesco e da Fundação Roberto Marinho.

A Fundação Roberto Marinho concede prêmio de R$ 2 mil e uma coletânea de vídeos educativos à escola. Os diretores das 24 escolas selecionadas neste ano receberam diploma de Liderança em Gestão Escolar e uma viagem de intercâmbio para os Estados Unidos (Washington e interior dos EUA), por 15 dias, a partir de 30 de novembro) oferecida pelo Consed e pela Embaixada Americana.

O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar tem quatro etapas: a primeira consta da auto-avaliação da escola realizada de forma participativa por um colegiado. A segunda, em âmbito estadual, é a escolha da escola Referência em Gestão Escolar. A terceira é a seleção nacional de seis finalistas. A quarta e última etapa é a escolha da escola Destaque Brasil.

Segundo o diretor da escola, Sidnei Roberto Fernandes, o principal motivo que levou a Isaías José Ferreira ao prêmio é a iniciativa de projetos desenvolvidos com os alunos, entre eles o Lado a Lado (o professor acompanha o estudante fora do horário escolar em diversas atividades educativas e sociais), a horta comunitária, a sala de informática e a fanfarra. “Trabalhamos não apenas o estudante, mas a pessoa que estamos formando” diz o diretor, responsável por 900 alunos.

Para a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, exemplos como o da escola de Sertãozinho merecem apoio. “Iniciativas como esta precisam ser valorizadas e podem servir como referência para outras escolas”, afirma.

Secretaria Estadual da Educação

(I.P.)