Escola de Sertãozinho é uma das 6 melhores do país em gestão

Pela classificação, escola recebeu da Fundação Roberto Marinho prêmio de R$ 2 mil e coletânea de vídeos educativos

qua, 19/12/2007 - 16h21 | Do Portal do Governo

Professores que cuidam não apenas da educação, mas da humanização dos estudantes, com aulas em casa. Horta comunitária, fanfarra e diretoria que interage com toda a comunidade. Esses fatores levaram a Escola Estadual Doutor Isaías José Ferreira, de Sertãozinho, a ficar entre as seis melhores do Brasil no Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Unesco e Fundação Roberto Marinho.

A Fundação Roberto Marinho concedeu prêmio de R$ 2 mil e coletânea de vídeos educativos à escola. Diretores das 24 instituições de ensino selecionadas neste ano receberam diploma de liderança em gestão escolar e uma viagem de intercâmbio para os Estados Unidos, de 15 dias, oferecida pelo Consed e pela embaixada norte-americana.

Projetos – O prêmio tem quatro etapas; a primeira é a auto-avaliação da escola, realizada de forma participativa por um colegiado; a segunda, em âmbito estadual, é a escolha da escola referência em gestão escolar. A seguir, ocorre a seleção nacional de seis finalistas, e, finalmente, é escolhida a escola Destaque Brasil.

Segundo o diretor da escola de Sertãozinho, Sidnei Roberto Fernandes, a conquista do prêmio foi decorrência de projetos desenvolvidos com os alunos, entre os quais o Lado a Lado (o professor acompanha o estudante fora do horário escolar em diversas atividades educativas e sociais), a horta comunitária, a sala de informática e a fanfarra. “Trabalhamos não apenas o estudante, mas a pessoa que estamos formando”, diz o diretor, responsável por 900 alunos.

Da Secretaria Estadual da Educação

(I.P.)