Escola de Moda da Casa da Solidariedade II inicia cursos

A primeira-dama e presidente do Fussesp, Lu Alckmin, acompanhou o segundo dia de aula

ter, 17/01/2012 - 20h33 | Do Portal do Governo

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, acompanhou nesta terça-feira, 17, o segundo dia de aula da Escola de Moda da Casa da Solidariedade II, no Parque Dom Pedro.

São 180 alunos, divididos nos dois períodos, que optaram pelos cursos de Corte, Costura e Modelagem, Confecção de Caixas; Bordado em Pedraria e Crochê. Serão dois meses de aulas, de segunda a sexta-feira. A procura é tão grande que já existe uma fila de espera com mais de 80 pessoas.

As classes em sua maioria são formadas por alunas com mais de 40 anos. Todas afirmam que essa é uma oportunidade de aprenderem uma nova profissão e conseguirem voltar para o mercado de trabalho ou aumentar a renda familiar. “Vou me aprimorar e me tornar independente”, disse Fany Correa Cavalcanti, de 86 anos.

No período da tarde, estão matriculadas quatro pessoas da mesma família que decidiram aprender juntas. Benedita Maria de Jesus, 73, é mãe de Sérgio, 41, de Sandra, 38, portadora de Síndrome de Down, e cunhada de Dione, 61. “Essa é uma oportunidade para aprendermos uma nova profissão, novas técnicas, e em especial para minha irmã. Ela está convivendo com outras pessoas e no ritmo dela aprendendo a fazer crochê”, contou Sérgio.

A presidente do Fussesp, que conversou com cada um dos alunos, disse estar impressionada. “Estou animada, emocionada e com a certeza que estamos no caminho certo. Oferecemos cursos rápidos, com qualidade e seguindo as tendências do mercado da Moda. Tenho certeza que muitos talentos sairão daqui”, ressaltou Lu Alckmin.

Todos os alunos recebem uniforme, material didático, alimentação e auxílio transporte. Os que estão desempregados (e não recebem nenhum benefício, como Seguro Desemprego) ganham uma bolsa-auxílio da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) no valor de R$ 210 (durante o período do curso).

Do Fussesp