Escola de Educação Física da PM completa 100 anos

Instituição é considerada como marco pioneiro da educação física no Brasil

qua, 10/03/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

A cerimônia de comemoração aos 100 anos da Escola de Educação Física da Polícia Militar (EEFPM) foi marcada pela entrega da Medalha Centenário para 28 personalidades civis e 25 militares. O evento foi realizado na segunda-feira, 8, exatamente na data em que a escola foi criada.

Em seu discurso, o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, relembrou sua passagem pela escola, onde iniciou a carreira na Polícia Militar. “É uma honra receber essa medalha no lugar onde estive há 46 anos, para realizar prova de aptidão física, que me proporcionou o ingresso na antiga Escola de Oficiais do Centro de Formação e Aperfeiçoamento”. O secretário ainda afirmou que jamais imaginaria que voltaria um dia como secretário da Segurança Pública para receber essa premiação.

Ferreira Pinto não poupou elogios ao tenente-coronel Wanderley Mascarenhas de Souza, comandante da EEFPM: “Ele sempre se sobressaiu pelas suas qualidades profissionais”. E foi além ao ressaltar sua importância para o crescimento da escola. “É na adversidade que o homem mostra seu valor”, enfatizou.

O secretário também fez referências ao nome da Polícia Militar. Ao mencionar a instituição, o secretário usou o nome Força Pública e, em seguida, retomou: “Hoje chamada de Polícia Militar, mas em breve voltará a ser chamada de Força Pública, para o orgulho de todos nós”.

Entre os homenageados com a medalha, chamou atenção o ex-jogador de futebol Marcelo Pereira Surcin, o Marcelinho Carioca. O atleta disse que estava feliz com a medalha: “É uma honra ser homenageado em um lugar onde não faltam vontade e empenho no trabalho como aqui”.

A cerimônia também contou com a presença do comandante geral da Polícia Militar, coronel Álvaro Batista Camilo, além de apresentações do coral da PM, com a canção “Velha Escola”, e do Bailado Joinville Le Pont. Ao final, integrantes da EEFPM marcharam pela sede da escola.

História e estrutura

A Escola de Educação Física da PM conta com um efetivo de 119 policiais. A instituição ministra cursos na área de Polícia Ostensiva e é responsável pelo treinamento dos procedimentos operacionais padrão. Além disso, desenvolve atividades para o público interno e externo, que vão desde teste de aptidão física para ingresso de novos policiais militares até a Escola de Esportes para a população em geral, com aulas de natação, judô, taekwondo, condicionamento físico para melhor idade e ginástica terapêutica.

Durante o ano é realizado o Congresso Técnico de Educação Física para civis e militares, com a finalidade de atualizar os profissionais formados em Educação Física, além de manter o intercâmbio de ordem técnica com a comunidade da área de saúde.

As dependências da EEFPM são compostas pelos campi do Comando e Administração; Escola de Educação Física; Escola de Especialização; e Saúde e Reabilitação (Policlínica da Polícia Militar). São 119 policiais militares em cursos como o de Tiro Defensivo na Preservação da Vida (Método Giraldi), de Força Tática e de Policiamento Ambiental.

Entre os principais medalhistas que passaram pela Escola de Educação Física da PM estão o sargento Luiz Gonzaga Rodrigues, o Gonzaguinha, campeão brasileiro e duas vezes vice-campeão da Corrida de São Silvestre, o coronel Nilson Giraldi, com oito títulos internacionais (considerado por especialistas como o mais completo atirador de todos os tempos), o primeiro-tenente Miguel Suganuma, campeão brasileiro e atual presidente da Liga de Judô Paulista, e o soldado Mário Sabino, campeão pan-americano, tetracampeão brasileiro e atleta nas Olimpíadas de Sidney, em 2000.

Da Secretaria da Segurança Pública