Escola de Comunicações e Artes da USP promove feira para estudantes

Evento foi realizado em agosto pela empresa dos alunos de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Turismo da unidade

ter, 04/09/2018 - 10h12 | Do Portal do Governo

A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) recebeu, nos dias 28 e 29 de agosto, a 4ª edição da Matraca, organizada pela Agência de Comunicação ECA Júnior, empresa dos alunos de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Turismo da unidade.

O evento ocorreu no Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP e consiste em uma feira de recrutamento para comunicadores, que conta com estandes, palestras, lounges e workshops. Neste ano, além da inscrição, os participantes doaram um kg de alimento não perecível.

Gustavo Mata, relações públicas da ECA Jr., conta que, no primeiro dia da iniciativa, pelo menos 100 kg foram recebidos. A doação será encaminhada para a Casa 1, centro de acolhimento de pessoas LGBTs em situação de risco.

Estágio

Empresas como Blinks, Content House, Mind Miners, Nestlé e RMA Comunicação estiveram presentes com estandes. “Uma pessoa conseguiu estágio aqui, durante a feira”, revela Gustavo Mata. Ele também comentou sobre o caso de uma pessoa que conseguiu emprego através da Matraca em 2016 e, no ano seguinte, participou do evento como expositora.

A situação é semelhante à de Laura Sant’Ana, estudante de Relações Públicas da ECA. A aluna do 4º ano integrou a organização da feira em 2016. No ano seguinte, a estudante participou do evento como aluna e conheceu um pouco mais do Facebook, que estava com um stand. “Conversei com um estagiário da época e foi muito legal porque você se sente mais próxima da empresa, de ela estar ali, conversar com você e te mostrar o que está acontecendo”, explica.

A graduanda afirma que foi por causa dessa proximidade com o Facebook que decidiu participar do processo seletivo. “A Matraca teve muita importância por isso: nela, a gente consegue se aproximar muito das empresas e entender, não só o mercado, mas os produtos em si”, acrescenta.

Em 2018, ela voltou à Matraca e palestrou com mais duas funcionárias do Facebook. As profissionais explicaram o trabalho, falaram sobre os valores da empresa e responderam às dúvidas de quem estava presente.

Abrangência

Embora seja organizada pela ECA Jr., a Matraca não é voltada apenas aos alunos de comunicação da ECA. Pedro Henrique de Mello Ramos, estudante da Faculdade Cásper Líbero, em uma publicação, considerou o evento excelente. “Não me refiro só ao cuidadoso planejamento geral, mas à sinergia que ali habitava: na atenção genuína que a organização tivera com o bem-estar dos participantes, o tratar gentil com que as empresas receberam e as discussões generosas que nos permitiram viver pela realidade de quem estava ali.”

Valéria de Siqueira Castro Lopes, professora e supervisora acadêmica de estágios do curso de Relações Públicas da ECA, avalia que eventos do tipo têm grande importância. “Eles ampliam o espaço de oferta de vagas e, de certa forma, facilitam o acesso por parte da USP”, enfatiza.

A docente também acredita que as atividades oferecidas, como os workshops e as palestras, são positivas para os alunos. “Os cursos da Escola não buscam apenas a formação acadêmica. O projeto pedagógico tem objetivo de contemplar também uma formação profissional”, avalia.

Além disso, a aproximação com o mercado permite que os estudantes façam uma leitura crítica do que acontece e do que deveria acontecer, de acordo com a professora. “Dá para avaliar positivamente esse tipo de programação, tanto no aspecto de ampliar conhecimento quanto de fazer uma leitura crítica daquilo que o mercado está praticando”, conclui.