Os alunos da Escola Estadual Professor Ernani Rodrigues, em Assis, no interior de São Paulo, estudam a distância com o aplicativo do Centro de Mídias SP desde o retorno das aulas, em 27 de abril. Para promover atividades complementares mais dinâmicas e manter a proximidade com os jovens, o professor Ricardo Pataro, que leciona física para os alunos da 1ª série do Ensino Médio, desenvolvendo aulas práticas com o auxílio de um laboratório virtual.
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A ferramenta virtual está disponibilizada no site da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e permite alguns experimentos como propagação do calor, leis de newton, corrente alternada, além de experimentos com arduíno. O acesso ao laboratório de experimentação virtual é possível por meio do link http://relle.ufsc.br.
Desafio
Segundo o docente Ricardo Pataro, a prática representa um desafio, porém, aos poucos, os alunos estão sendo mais participativos. A primeira atividade proposta foi o estudo do plano inclinado.
Os alunos foram divididos em grupos. Primeiramente, cada aluno faz a análise seguindo o roteiro do professor e, depois, houve a interação de todos os grupos via aplicativo WhatsApp. No fim do processo, os jovens elaboram uma conclusão geral, que é apresentada ao professor.
“As atividades no momento vão além da discussão da Física, em si. É uma possibilidade para os alunos ampliaram seus conhecimentos por meio de outras ferramentas com as quais eles não tinham tanta familiaridade”, ressalta o professor.