Escola de Assis promove aula de Física com auxílio de laboratório virtual

Além do aplicativo do Centro de Mídias SP, professor de Escola Estadual Ernani Rodrigues usa plataforma online para atividades

qui, 14/05/2020 - 10h24 | Do Portal do Governo

Os alunos da Escola Estadual Professor Ernani Rodrigues, em Assis, no interior de São Paulo, estudam a distância com o aplicativo do Centro de Mídias SP desde o retorno das aulas, em 27 de abril. Para promover atividades complementares mais dinâmicas e manter a proximidade com os jovens, o professor Ricardo Pataro, que leciona física para os alunos da 1ª série do Ensino Médio, desenvolvendo aulas práticas com o auxílio de um laboratório virtual.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

A ferramenta virtual está disponibilizada no site da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e permite alguns experimentos como propagação do calor, leis de newton, corrente alternada, além de experimentos com arduíno. O acesso ao laboratório de experimentação virtual é possível por meio do link http://relle.ufsc.br.

Desafio

Segundo o docente Ricardo Pataro, a prática representa um desafio, porém, aos poucos, os alunos estão sendo mais participativos. A primeira atividade proposta foi o estudo do plano inclinado.

Os alunos foram divididos em grupos. Primeiramente, cada aluno faz a análise seguindo o roteiro do professor e, depois, houve a interação de todos os grupos via aplicativo WhatsApp. No fim do processo, os jovens elaboram uma conclusão geral, que é apresentada ao professor.

“As atividades no momento vão além da discussão da Física, em si. É uma possibilidade para os alunos ampliaram seus conhecimentos por meio de outras ferramentas com as quais eles não tinham tanta familiaridade”, ressalta o professor.