Escola da Juventude: Programa seleciona mil universitários para estágio imediato

Podem participar alunos dos três últimos semestres de cursos de licenciatura

qui, 02/02/2006 - 11h40 | Do Portal do Governo

O Projeto Escola da Juventude, que oferece ensino médio gratuito nos fins de semana em 316 escolas públicas da capital, está selecionando universitários para atuarem como orientadores de estudos. Há cerca de mil vagas no Estado. Os candidatos devem estar matriculados em um dos três últimos semestres dos cursos de licenciatura em biologia, física, geografia, história, português, matemática, literatura/inglês e química. Além disso, devem ter acesso à Internet banda larga, aparelho de DVD e celular. As inscrições serão aceitas até o dia 28 de fevereiroJ, apenas pela Internet.

O estágio oferece bolsa-auxílio de até R$ 378, vale-alimentação e vale-transporte. A jornada de trabalho é de até 20 horas semanais, com 16 horas de aulas e 4 de preparação e cumprimento de tarefas. Os selecionados serão treinados e chamados à medida que sejam abertas novas turmas. O estágio é de seis meses e pode ser renovado mais de uma vez.

A seleção é realizada por meio de prova-teste, com questões da área específica do interessado e de conhecimentos gerais, além de redação. Os escolhidos serão treinados por especialistas das áreas afins. Segundo Luciana Corrêa, responsável pelo marketing educacional do programa, 70% das vagas são para a capital e a necessidade de recrutamento é constante, pois sempre há orientadores saindo, a maioria porque se forma. A seleção já começou e há vagas para início imediato.

Consultas em sala de aula – Os orientadores de estudo selecionados trabalharão na Escola da Juventude, criada como projeto-piloto em março do ano passado. Seu objetivo é oferecer alternativa para a conclusão do ensino médio a quem não tem disponibilidade de horário para freqüentar curso regular. Tem como público-alvo, preferencialmente, pessoas entre 18 e 29 anos que tiveram de interromper os estudos, sem concluir o ensino médio, e não estão inseridas em outros sistemas de ensino, como o regular, o supletivo ou as teleaulas.

Funciona nos finais de semana, nas escolas estaduais que desenvolvem o Programa Escola da Família, e pretende atender, durante sua vigência, a aproximadamente 30 mil jovens. O número atual de alunos é de 19 mil. Segundo Archimedes Buzaite Mallio, integrante do grupo gestor do Escola da Juventude, o curso funciona como piloto porque é um projeto em experimentação na Secretaria da Educação. Para ser incorporado ao quadro de atividades regulares da rede, passará por avaliação externa, prevista para ser concluída até o final do ano.

O orientador de estudos fica à disposição dos alunos para consultas em sala de aula e também tem a incumbência de incentivar a presença dos estudantes. Para exercer a atividade, tem suporte a distância, oferecido por coordenadores pedagógicos, especialistas em Internet e ambientes digitais de gestão acadêmicas. Nas atividades em sala, as classes podem ter no máximo 50 alunos e, nas de informática, dez.

SERVIÇO

Escola da Juventude – Programa de estágios para universitários

Inscrições pelo site www.escoladajuventude.sp.gov.br

Duração do curso é de 18 meses

O material do curso do Escola da Juventude é gratuito e contém apostilas especialmente elaboradas. O projeto integra, ainda, diversas mídias (CD-ROM, Internet, DVD), usadas para reforçar o conteúdo curricular. Há, também, um portal na Internet. Desenvolvido em módulos, divididos por áreas de conhecimento, prevê flexibilidade para eliminação de cada uma das disciplinas. Em cada semestre, são oferecidas matérias obrigatórias – que devem ser cursadas dentro do período – e optativas, que podem ser eliminadas antecipadamente ou estudadas apenas no último semestre. O aluno pode, eventualmente, freqüentar as aulas de turma diferente da sua, caso haja vagas e o estudante avise com antecedência.

Planejado para ser concluído em 18 meses, o curso exige a realização de prova final, além de duas avaliações semestrais, para a concessão do diploma. As inscrições são abertas no princípio de cada semestre. Para o primeiro deste ano, já foram encerradas. Demais informações, pelo telefone 0800 7700012.

Da Agência Imprensa Oficial