Escola da Família dá aula de informática para jovens e adultos

Professores e voluntários ensinam computação a cerca de 70 pessoas nos finais de semana

qua, 09/09/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Escola Estadual Nova Luzitânia, em Votuporanga, abriu as portas de sua sala de informática para toda a comunidade aos finais de semana. Por meio do programa Escola da Família, professores e voluntários ensinam computação a cerca de 70 jovens e adultos, divididos em turmas pela faixa etária. São utilizadas apostilas elaboradas pelos profissionais da escola e distribuídas gratuitamente para todos os participantes. Nas primeiras aulas, os alunos aprendem a digitar.  “Muitos nunca tiveram contato com um computador”, afirma a professora Angela Aparecida de Melo. 

O principal interesse da maioria dos estudantes é a Internet. “Há um grande número de alunos que vieram de outros estados e moram longe da família há anos. Pela Internet, eles podem se comunicar com os parentes distantes”, explica a professora. Esse é o caso de Maria de Lourdes, dona de casa de 58 anos e mãe de sete filhos, que ingressou no curso de informática em dezembro de 2008. O primeiro texto que Dona Maria digitou foi uma carta para a irmã, que mora em Minas Gerais, para contar que está aprendendo a digitar e a usar o computador. “Estou aprendendo aos poucos, mas pretendo continuar para escrever mais cartas a meus familiares. Estou feliz e agradecida por participar das aulas”, diz. 

As aulas para turmas de adultos acontecem aos sábados e domingos pela manhã. Já para os mais jovens, as aulas são oferecidas nos mesmos dias, no período da tarde. 

Escola da Família 

Desenvolvido desde 2003 pela Secretaria da Educação, o programa Escola da Família abre as escolas estaduais para a comunidade aos finais de semana. A programação é variada e oferece atividades culturais, esportivas e para a saúde. 

Apenas durante o segundo trimestre de 2009, de abril a junho, foram realizadas mais de 300 mil atividades, nas quais participaram aproximadamente 3,6 milhões de crianças e jovens, além de 100 mil idosos. 

“O programa Escola da Família reúne diversas iniciativas importantes, como esta em Votuporanga. São projetos de referência para toda a rede”, afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza. 

Da Secretaria da Educação