Escola Cepam de Gestão Municipal divulga programação de 2010

Serão realizados diversos cursos, oficinas e encontros com temas relevantes para a Administração Pública

ter, 09/03/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

A Escola Cepam de Gestão Municipal divulgou a sua programação para 2010. Ao longo do ano, serão realizados diversos cursos, oficinas e encontros com temas relevantes para a Administração Pública. “Organizamos as temáticas a partir das demandas municipais. São conteúdos estratégicos, que já podem estar incorporados ao dia-a-dia das cidades, ou serão importantes num futuro próximo”, explica a coordenadora da Escola Cepam de Gestão Municipal, Zenaide Sachet.

Entre os principais cursos, está o de Políticas Públicas com Ênfase Setoriail, que acontecerá de abril a maio. “O curso conta com um módulo básico e vários específicos, possibilitando ao gestor a escolha dos temas de seu interesse”, conta Zenaide.

O módulo básico tem 48 horas-atividade e apresenta noções básicas de análise de contexto, formulação e implementação de políticas públicas. Já os módulos facultativos são divididos por áreas e acontecem entre os meses de maio e novembro. Serão abordados setores como assistência social, desenvolvimento urbano, saúde e educação.

Outro curso é programado é o de Gerência de Políticas Públicas que vai desenvolver a capacidade de gerenciar políticas e serviços públicos. Com início em agosto, as aulas serão ministradas em prédios das Etecs e/ou Fatecs, em oito regiões administrativas do Estado.

O calendário da escola traz ainda as oficinas de Licitação e Contratos, Atendimento ao Cidadão, Moderação de Grupos e Elaboração de Projetos e os cursos Gestão e Liderança e DiverCidades Sustentáveis.

Os municípios que desejarem aprimorar o conhecimento dos seus funcionários públicos têm mais uma opção: solicitar os cursos personalizados, criados e desenvolvidos pela Escola Cepam.

A partir deste ano, o curso técnico de Gestão Pública da Etec Cepam também fará parte dessa agenda. É a primeira escola do País em seu formato, resultado da parceria entre o Cepam e o Centro Paula Souza. Para ingressar, os interessados devem fazer o vestibulinho, que acontece semestralmente.

Inscrições abertas 

O primeiro Encontro Temático: Previsão e Monitoramento de Situações de Risco – Como as Ferramentas de Geoprocessamento Podem Ajudar os Municípios já está com as inscrições abertas.

O evento vai apresentar caminhos para auxiliar na condução de circunstâncias emergenciais. “Nossos encontros são pautados em temas atuais. O excesso de chuvas, nos primeiros meses deste ano, afetou diversos municípios do Estado. Com isso, muitos gestores encontraram dificuldades para reestruturar seus municípios. O objetivo é orientar os dirigentes a prever e lidar melhor com esses acontecimentos”, conta Zenaide.

O evento acontecerá dia 17 de março, das 9 às 16 horas, na sede do Cepam, localizado na Avenida Professor Lineu Prestes, 913, Cidade Universitária, São Paulo (SP). A inscrição pode ser feita pelos telefones (11) 3811-0415/ 0339/ 0313 ou pelo e-mail nacastro@sp.gov.br, até às 18 horas do dia 15 de março. O investimento é de R$ 100,00.

Do Cepam