Escassez da água

Dados da ONU indicam que 1,1 bilhão de pessoas em todo o mundo não têm acesso a água potável

ter, 03/04/2007 - 15h14 | Do Portal do Governo

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que cerca de 1,1 bilhão de pessoas em todo o mundo não têm acesso a água potável. Nos países em desenvolvimento, esse problema aparece relacionado a 80% das mortes e enfermidades. No Século 20, o consumo da água multiplicou-se por seis (duas vezes a taxa do crescimento da população mundial). Um total de 26 países sofrem escassez crônica de água e a previsão é de que em 2025 serão 3,5 bilhões de pessoas em 52 países nessa situação.

 A água doce potável e de qualidade está distribuída de forma desigual. O Brasil detém 53% da água doce da América Latina e 12% do total mundial, mas enfrenta problemas no que diz respeito à disponibilidade de tal recurso. Conforme aponta o relatório GEO Brasil Recursos Hídricos, divulgado pela Agência Nacional de Águas (ANA), há uma enorme discrepância em relação à distribuição geográfica e populacional da água no país: a Região Hidrográfica Amazônica abriga sozinha 74% da disponibilidade de água e é habitada por menos de 5% dos brasileiros. Já São Paulo, que tem 2,4% do território nacional e cerca de 20% da população brasileira, possui apenas 1,6% da água do Brasil.

Um outro problema sério detectado pela ONU é o excessivo consumo. Segundo os técnicos, cada pessoa precisa de 100 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene. No entanto, no Brasil, a utilização por pessoa pode chegar a 200 litros.

André Muniz