Esalq recepciona alunos estrangeiros no município de Piracicaba

Serviço de Atividades Internacionais da escola da Universidade de São Paulo preparou uma programação especial aos estudantes

ter, 18/02/2020 - 9h26 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Esalq

Para aprimorar conhecimentos em áreas específicas e vivenciar a cultura brasileira, estudantes de vários países chegam todos os anos à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP). Alguns, como o chileno Eduardo Pizarro, desembarcam para passar um semestre. Outros, como a francesa Tallulah Ivachkevitch, ficam até um ano e meio.

Eduardo, Tallulah e outros estudantes de países como Holanda, Estados Unidos, Peru e Bélgica, entre outros, escolhem a Esalq para aprender um pouco mais sobre agricultura tropical, silvicultura, meio ambiente e diversas áreas nas quais a instituição é referência.

Para acolher esses estudantes, o Serviço de Atividades Internacionais (SVAInt) da Esalq preparou uma programação denominada Orientation Day. A recepção ocorreu na última quinta-feira (13), quando os estrangeiros assistiram a uma apresentação institucional, acessaram os primeiros documentos, como o cartão USP, mapa do campus, Guia do Estudante Internacional e as orientações acadêmicas e administrativas básicas.

Na sequência, os alunos realizaram um tour pelo campus e entregaram a documentação no escritório do SVAInt. Eles também receberam orientações sobre os trâmites burocráticos na Polícia Federal.

Oportunidades

Na última sexta-feira (14), os estudantes se reuniram pela manhã em frente ao Edifício Central, quando partiram junto com estudantes de graduação da Esalq e uma guia oficial do município para um roteiro turístico e cultural em Piracicaba.

“Pretendo conhecer mais tecnologias aplicadas à silvicultura, além de poder praticar um idioma diferente, participar da vida cultural e ter contato com os recursos naturais do Brasil”, salienta Eduardo Pizarro, estudante de Engenharia Florestal na Universidade do Chile, em Santiago.

Tallulah Ivachkevitch é mais uma que chega para cursar o duplo diploma, programa especial que a Esalq mantém com universidades francesas e permite que franceses e brasileiros cursem a metade da graduação no país parceiro e assim tenham o diploma validade no Brasil e na União Europeia.

“Sempre tive interesse em conhecer um país tropical. Gosto do calor e das florestas e busco aqui descobrir oportunidades no mercado de trabalho”, explica a estudante da Isara-Lyon.

Os interessados podem obter mais informações sobre as atividades internacionais na Esalq pela internet.