Esalq elabora plano voltado à promoção da segurança alimentar

Apresentado pelo titular da Cátedra Luiz de Queiroz, plano de Estado sobre o tema será debatido durante o mês de agosto

seg, 06/08/2018 - 20h28 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de unir de forma definitiva os ambientes rural e urbano na produção, distribuição e acesso aos alimentos, Roberto Rodrigues, titular da Cátedra Luiz de Queiroz, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), apresentou o “Plano de Estado: O Brasil na segurança alimentar global”.

O evento ocorreu, na última quinta-feira (2), na Sala da Congregação da Esalq, em Piracicaba, no interior paulista, e contou com a participação de docentes e servidores da universidade, além de estudantes de graduação e pós-graduação. “O Brasil tem alta tecnologia para elevarmos nossos índices de produtividade. Temos terra de sobra e gente apta a promover uma nova revolução, mas falta estratégia de Estado”, declarou o ex-ministro da Agricultura.

Roberto Rodrigues assumiu o cargo em outubro de 2017 e salientou que, desde então, se dedicou à organização de um plano de Estado que, segundo ele, dará ao País a chance de se tornar campeão mundial da segurança alimentar e da paz. “O Brasil necessita ampliar, em uma década, 40% sua produção de alimentos. Essa demanda externa é um novo desafio e, por isso, propomos não um plano de governo, mas de Estado”, acrescenta o docente.

Apoio

Vale destacar, ainda, que a proposta foi concebida com o apoio de consultores. “Partimos das premissas do equilíbrio macroeconômico e do balanço entre oferta e demanda de alimentos, pilares que norteiam 15 temas que se configuram como políticas que abrangem todas as pastas ministeriais das próximas gestões presidenciais”, avalia.

Um dos temas centrais é a política de renda, que teve a coordenação do engenheiro agrônomo e ex-ministro Luís Carlos Guedes Pinto. O especialista abordou a importância da valorização do seguro rural. “É preciso ampliar o programa de seguro rural, investir em um banco de dados afim de construirmos uma matriz de risco. Estamos propondo uma mudança de eixo, com um programa de gestão do risco do agronegócio que nos deixe ir além do histórico processo de renegociação de dívidas”, enfatiza.

Para o diretor da Esalq, professor Luiz Gustavo Nussio, a iniciativa apresenta abordagem inovadora. “A contribuição da Esalq, com esse tema tão importante, oportunizou que a cátedra propusesse algo que de fato modifica o status da nossa agricultura e do próprio modelo de sociedade. Encontramos nesse documento propostas que dialogam a partir de uma narrativa bem posicionada diante dos desafios que teremos”, ressalta o docente.

É importante frisar que o documento será debatido durante o mês de agosto, com membros das equipes dos candidatos à Presidência da República mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais. No fim do mês, será realizado na Confederação Nacional da Agricultura (CNA) um encontro com os postulantes ao cargo, que terão a oportunidade de se posicionar diante do plano elaborado na instituição.