Esalq e Consulado da Dinamarca promovem seminários em agricultura e inovação

Atividades online serão realizadas entre os dias 17 e 23 de setembro; objetivo é estabelecer rede de cooperação nos setores

qui, 27/08/2020 - 18h44 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Esalq

Entre 17 e 23 de setembro, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), e o Consulado Geral da Dinamarca/Centro de Inovação Dinamarquês em São Paulo promovem uma série de seminários online em Agricultura, Agronegócio e Inovação – Parceria Brasil e Dinamarca.

A proposta é estabelecer uma rede de cooperação em inovação entre Brasil e Dinamarca por meio de parcerias e projetos colaborativos de pesquisa, relacionados a Inovação e Soluções Tecnológicas.

De acordo com reportagem do Portal da Esalq, serão discutidos tópicos relacionados à agricultura, ao agronegócio e à inovação, a fim de estabelecer rede de cooperação em inovação e fomentar projetos colaborativos de pesquisa e desenvolvimento entre o Brasil e a Dinamarca.

Programação

A série inclui cinco webinários que serão conduzidos em língua inglesa por meio da plataforma Zoom. Cada sessão será moderada por docentes da Esalq/USP e incluirá apresentações de soluções tecnológicas aplicadas à agricultura, trazidas por três a seis startups e empresas dinamarquesas.

As sessões acontecerão pela manhã, entre 10h e 11h15 (no horário de Brasília), no período entre os dias úteis de 17 a 23 de setembro de 2020, conforme a seguinte programação:

– 17 de setembro (quinta): Agricultura de Precisão – Máquinas e Implementos Agrícolas
– 18 de setembro (sexta): Agricultura de Precisão – IOT, Sensores, Dados e Tecnologia
– 21 de setembro (segunda): Agricultura de Precisão – Controle Biológico de Pragas
– 22 de setembro (terça): Tecnologia de Sementes e Grãos – Remoção de Micotoxinas, Análise e Tratamento de Sementes
– 23 de setembro (quarta): Desperdício de Alimentos, Perda de Alimentos, Segurança Alimentar, Bioeconomia e Sustentabilidade (a ser confirmado)

Público

A atividade é voltada para público diverso, composto por docentes, pesquisadores, startups, empresas, empresários, representantes de associações e instituições públicas, órgãos de fomento e agências de exportação brasileiras e dinamarqueses. Os participantes serão convidados a submeter propostas para cooperação e projetos conjuntos, por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível em cada sessão.

A iniciativa é a primeira atividade da parceria entre a Esalq e o Consulado Geral da Dinamarca/Centro de Inovação Dinamarquês em São Paulo. Além disso, faz parte da agenda definida no Acordo de Cooperação para Inovação, firmado em outubro de 2019, entre Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Ministério da Economia e a Embaixada Real da Dinamarca no Brasil, Ministério das Relações Exteriores.

Os formulários e a programação detalhada estão disponíveis neste endereço eletrônico: www.en.esalq.usp.br/webinar-br-dk.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelos e-mails rp.esalq@usp.br e alexho@dm.dk.