Equoterapia realiza encerramento da segunda turma no Parque da Água Branca

Centro de Desenvolvimento e Pesquisa em Equoterapia é um projeto da PM com a parceria do Fundo Social de Solidariedade do Estado

qua, 28/06/2000 - 11h00 | Do Portal do Governo

Foi realizada nesta terça-feira, no Picadeiro do Parque da Água Branca e sede do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), a solenidade de encerramento da segunda turma do Centro de Desenvolvimento e Pesquisa de Equoterapia. Esse método terapêutico que utiliza o cavalo como instrumento básico de trabalho auxilia pessoas portadoras de deficiências no desenvolvimento físico, psíquico e mental.
Noventa e nove praticantes de 3 a 60 anos terminaram o tratamento iniciado em agosto do ano passado. Segundo o coordenador do projeto em São Paulo, Major Yvens Martini Catalano, cerca de 1.100 pessoas já passaram pelo tratamento no Parque da Água Branca e Regimento de Cavalaria 9 de Julho, desde sua fundação em 1993.
Em seu discurso, Major Catalano ressaltou a importância das parcerias para a viabilidade do projeto e agradeceu também o apoio dos pais dos praticantes. “Sem os parceiros aqui presentes, incluindo o Regimento da Cavalaria da Polícia Militar, que têm apoiado a Equoterapia desde seu início, nada disso estaria acontecendo. Embora os pais vejam com tristeza seus filhos finalizando o tratamento, não deixa de ser um gesto de solidariedade para a formação de novas turmas que também precisam muito da Equoterapia”.
Lila Covas agradeceu o empenho de todas as pessoas envolvidas no projeto. “ Embora as notícias boas não sejam divulgadas, nós aqui sabemos o quanto o governo tem avançado na área social. Em todas as cidades do interior em que tenho a oportunidade de ir, primeiras-damas e prefeitos agradecem a colaboração do governo na realização de seus projetos. Esse é mais um exemplo de avanço para nossa sociedade. Mas sem a parceria da sociedade civil e da Polícia Militar, nada disso seria possível. E eu só posso agradecer por essa união”, finalizou Lila Covas.
O Centro de Desenvolvimento e Pesquisa em Equoterapia é um projeto da Polícia Militar de São Paulo – Regimento da Cavalaria 9 de Julho – em parceria com a Estação Especial da Lapa, unidade do Fussesp que atende pessoas portadoras de deficiências, Secretaria Estadual da Agricultura, Fundação Orsa e Altamira Vivências.
Também participaram da solenidade no Parque da Água Branca, Emanuel von Lauenstein Massarani, secretário de Recuperação de Bens Culturais; Padre Rosalvino, da Paróquia Dom Bosco, de Itaquera; Wilma Motta, viúva do ex-ministro Sérgio Motta; Tomás Alves, Comandante do Regimento de Cavalaria 9 de Julho, além de representantes das empresas parceiras e toda a equipe de profissionais da Equoterapia, formada por fisioterapeutas, psicólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais, fonaudiólogos e instrutores de equitação.