Equoterapia comemora encerramento de terceira turma

Tratamento terapêutico é oferecido pela Estação Especial da Lapa

ter, 19/06/2001 - 15h08 | Do Portal do Governo

O encerramento da terceira turma do curso de Equoterapia, programa desenvolvido pela Estação Especial da Lapa, foi realizado nesta terça-feira, dia 19, no Parque da Água Branca, com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Maria Lúcia Alckmin. Concluíram o programa 103 pessoas portadoras de necessidades especiais com idade a partir de três anos de idade.

A Estação Especial da Lapa é uma unidade do Fussesp voltada ao atendimento de pessoas portadoras de deficiências, maiores de 14 anos. Esse Centro de Convivência oferece dezenas de cursos profissionalizantes, oficinas culturais, diversas modalidades de esporte adaptado e programas especiais, como o da Equoterapia, desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de profissionais ligados às áreas de saúde, de educação e de equitação.

Com oito meses de duração, o programa utiliza o cavalo como instrumento básico de trabalho para reabilitação de pessoas portadoras de deficiências, proporcionando-lhes ganhos físicos e psicológicos.

O tratamento é iniciado com a chamada fase de aproximação. Posteriormente, o praticante passa para a montaria executando exercícios físicos e atividades psico-terapêuticas. Esse planejamento pode ser modificado durante o tratamento, conforme a evolução de cada praticante. Um mês antes do término do tratamento é feita nova avaliação com relatório dos resultados obtidos. Finalmente, é feito um trabalho psicológico de desligamento entre o praticante e o cavalo, tendo em vista o laço afetivo que se forma após os oito meses de convivência.

O programa de Equoterapia é resultado da parceria entre o Fussesp, secretarias estaduais de Agricultura e de Segurança Pública e da iniciativa privada. As inscrições e triagem para novas turmas são feitas na Estação Especial da Lapa, depois de avaliação feita pela equipe multidisciplinar. Mais informações podem ser obtidas na Estação Especial da Lapa, rua Guaicurus, 1274, ou pelos telefones 3873.6761 e 3873.6760.