Equipe do complexo Raposo Tavares vence Torneio de Handebol 2011 da Fundação CASA

A decisão foi disputada no ginásio do Pacaembu, na última quarta-feira

sáb, 30/04/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

A equipe Nogueira (complexo Raposo Tavares) venceu Bela Vista por 19 a 12 e tornou-se campeã do Torneio de Handebol 2011 da Fundação CASA. A decisão foi disputada no ginásio do Pacaembu, na última quarta-feira num jogo vibrante, com muita emoção e até lágrimas.

Depois de um início equilibrado, Nogueira impôs sua melhor técnica e abriu a vantagem que lhe garantiu o título, feito que conquista pela primeira vez. “Graças a Deus! Estou até sem palavras. Nem sei como consegui em apenas dois meses fazê-los aprender o handebol. Mas eles também me deram muita força e a missão está cumprida”, comemorou o treinador Fábio Antônio.

O habilidoso artilheiro Rafael, 18 anos, foi o destaque do jogo. O jovem, que em breve deixará a Fundação Casa, tinha todos os motivos para comemorar. “Acho que fiz uma boa partida e pude ajudar a minha unidade a vencer a competição”, disse. Ele está decidido: assim que sair vai tentar uma oportunidade em alguma equipe para se tornar jogador profissional.

Mais uma chance

Outro destaque da competição foi o jovem Alfredo, 18 anos. Ele tem um sonho: não quer mais cometer erros para retornar a uma unidade da Fundação Casa. Sua equipe (Ribeirão Preto) foi desclassificada, mas, mesmo assim, ele saiu feliz por ter sido convidado para passar uma temporada numa equipe profissional da cidade e tentar escrever um novo capítulo da sua vida. “Graças a Deus que o esporte surgiu na minha vida. Caso contrário, não sei o que seria de mim. Hoje tenho uma nova perspectiva assim que sair daqui”, comentou o garoto, que deverá retornar ao convívio social daqui a três meses.

Além do handebol masculino, também foi realizado um minitorneio feminino entre três unidades da Fundação Casa: Chiquinha Gonzaga (Mooca), Parada de Taipas e Cerqueira César. A equipe de Parada de Taipas venceu o desafio, com destaque para Mônica, 18 anos, que, de uniforme rosa, comandou o seu time nas vitórias. “Sei dos erros que cometi e do sofrimento que causei à minha família. Mas quero e sei que posso mudar o meu destino por meio do esporte”,disse.

O torneio durou um mês e reuniu jovens de 78 unidades de internação em todo Estado. Além de servir como medida socioeducativa, promove a integração entre internos, professores e funcionários da instituição.

Da Agência Imprensa Oficial