Equipe da Unesp vence etapa estadual do Desafio Sebrae

Proposta previa administração virtual de empresa de cosméticos

qui, 09/10/2008 - 16h39 | Do Portal do Governo

Equipe formada por cinco alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e de Engenharia de Controle e Automação, ambos no câmpus de Sorocaba, vence a etapa estadual do Desafio Sebrae 2008. A proposta do concurso previa a administração de uma empresa fictícia de cosméticos. Na segunda e terceira colocações, ficaram, respectivamente, a equipe integrada por alunos da USP, Mackenzie e FMU; e a formada por estudantes da Unicamp.

A premiação ocorreu no dia 7 de outubro, na sede do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), na capital paulista. Além de troféus, os estudantes receberam uma moto e um curso oferecido pelo Sebrae-SP.

O Desafio Sebrae consiste em jogo empresarial organizado anualmente pelo Sebrae nacional. A disputa prevê que estudantes administrem, virtualmente, um empreendimento comercial e as dificuldades advindas do negócio. O sistema online foi programado para avaliar a capacidade dos participantes de tomar decisões, trabalhar em equipe e de buscar soluções criativas. A meta era ampliar a capacidade de ganhos, a quantidade de produtos vendidos, o controle de estoque e a receita.

Nesta edição, houve cerca de 14 mil inscritos em todo o Estado, dos quais 440 eram da Unesp. O capitão da equipe vencedora, Rafael de Souza Nars, quintanista do curso de Engenharia Ambiental, destacou o esforço do grupo que chegou a debater as questões por até 12 horas. “Além de trazer uma outra dimensão para a nossa carreira profissional, o fato de freqüentar a disciplina Empreendedorismo também ajudou muito na conquista”, disse. 

“Rapidamente tínhamos de tomar decisões acertadas, levando em conta os fatores de risco que envolvem a administração de uma empresa”, acrescentou Érico Ciancio, aluno de Engenharia de Controle e Automação. Também integram o grupo Bruno Rodrigues, Rodrigo da Silva e Sérgio Alves.

A equipe daUnesp agora se prepara para a fase semifinal nacional que ocorrerá em Florianópolis (SC), entre os dias 27 e 29 de outubro. Antes, porém, farão uma visita técnica a um importante pólo calçadista do Estado.

O Desafio Sebrae 2008 conta, ainda, com alunos do Uruguai, Chile, Argentina, Paraguai, Peru, Equador e Colômbia.

Empreendedorismo – Com o auxílio do Sebrae-SP, a Unesp foi a primeira universidade pública do País a oferecer, de forma optativo, a disciplina Empreendedorismo em sua graduação. Ela consta na grade curricular de cerca de 90% dos cursos que oferece. “Esperamos que a parceria continue rendendo frutos e que nossos alunos possam entrar no mercado de trabalho com uma visão empreendedora”, acrescentou o reitor Marcos Macari.

“Despertar nos jovens o espírito empreendedor é muito importante na nossa sociedade que nunca teve a cultura do empreendedorismo”, destacou Ricardo Tortorella, diretor-superintendente do Sebrae-SP.

Da Unesp