Equipe da organização Médicos Sem Fronteiras capacita servidores da Fundação CASA

Treinamento inédito foi transmitido ao vivo para os profissionais de saúde da instituição de todo o Estado de São Paulo

sex, 03/04/2020 - 12h31 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Fundação CASA

Em ação inédita no Brasil, um grupo da organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) realizou, nesta quarta-feira (1º), um treinamento com servidores da área da saúde da Fundação CASA sobre a prevenção e os cuidados no combate ao novo coronavírus, causador da doença COVID-19.

O evento foi realizado no auditório do Complexo Brás (DRM-III), em São Paulo, com transmissão ao vivo para todos os profissionais da saúde da Fundação em todo o Estado. A equipe responsável pela capacitação é formada pela médica e coordenadora em São Paulo das ações de combate à COVID-19 do MSF, Ana Letícia Nery, pelo médico infectologista Bruno Miguel Muniz Oliveira e pelos enfermeiros Tatiana Chiarella e Rafael Medeiros.

Durante a palestra, os profissionais mencionaram que esta é a primeira vez que o MSF atua no Brasil em parceria com um órgão como a Fundação CASA. Na sequência, eles orientaram os servidores sobre questões como a forma correta de prevenção, orientando também sobre a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

“Mostramos em quais momentos é necessário utilizar uma máscara ou luva. Explicamos a diferença entre as máscaras, principalmente em relação a N-95”, comenta a médica Ana Letícia Nery.

Medidas de higiene

Outro ponto destacado pela profissional foi a questão do distanciamento social e medidas de higiene. “A principal forma de prevenção é a lavagem das mãos, seguida da higienização das superfícies com álcool ou cloro, além, é claro, da distância mínima de um metro e da redução de toques e cumprimentos, mesmo em pessoas que são próximas da gente”, pontua.

A médica também destaca ainda a importância desse tipo de capacitação. “Acredito que, com essas orientações, os profissionais da Fundação CASA conseguirão agir mais rapidamente para identificar e isolar os casos suspeitos, diferenciando os sintomas da COVID-19 de outras doenças, como a tuberculose, e também sabendo em quais situações os pacientes apresentam casos graves e devem ser submetidos à internação em estabelecimentos de saúde”, conclui.