EPTV-Campinas começa a transmitir sinal digital em HD

A TV Digital vai permitir a recepção do sinal com melhor qualidade, sem ruídos e fantasmas

qua, 03/12/2008 - 13h08 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, 3, às 11 horas, a EPTV-Campinas passou a ser a primeira filiada da Rede Globo fora das capitais a transmitir o sinal de digital em alta definição (HD).

A cerimônia de lançamento da TV Digital foi realizada na sede da emissora, com a presença do governador José Serra, do ministro das Comunicações, Hélio Costa; vice-presidente executivo das Organizações Globo, José Roberto Marinho, diretor geral das Organizações Globo, Octávio Florisbal, dos diretores da EPTV, José Bonifácio Coutinho Nogueira Filho e Antonio Carlos Coutinho Nogueira, do governador do estado de São Paulo, José Serra, do prefeito de Campinas, Dr. Hélio de Oliveira Santos e outras autoridades.

“Esta região tem esta característica fundamental: o pioneirismo e o avanço tecnológico. E se reitera essa característica agora com a inauguração da TV Digital da EPTV, que é a primeira do interior do Brasil. Esta é uma região de conquistas. Hoje define-se mais uma muito importante e que vai trazer benefícios para toda a região para o Estado de São Paulo e para o nosso país.”, disse José Serra em seu discurso.

Entre as celebrações do lançamento do novo sinal no ar, representantes de todas as emissoras de TV de Campinas e o Ministro das Comunicações, Helio Costa assinam documento autorizando as empresas de televisão da cidade a transmitir o sinal digital.

A TV Digital vai permitir a recepção do sinal com melhor qualidade, sem ruídos, fantasmas ou outras interferências comuns no sinal analógico. Pela data definida no cronograma do Ministério das Comunicações, a previsão era que Campinas começasse a transmitir o sinal digital só a partir de maio do ano que vem, mas a EPTV se preparou antes para permitir aos telespectadores ter a opção de receber o material de produção local e da Rede Globo em qualidade melhor.

Todos os funcionários das áreas técnica, operacional e do jornalismo já foram treinados. Outros 200 profissionais de outras áreas da EPTV, também receberam treinamento sobre a nova realidade tecnológica. Os testes começaram a ser feitos em junho. Com isto foi possível identificar antecipadamente eventuais problemas e garantir o sinal digital para toda a cidade.

A EPTV-Campinas foi inaugurada em 1º de outubro de 1979, pelo empresário José Bonifácio Coutinho Nogueira, fundador e primeira presidente da TV Cultura, dentro de um projeto de criação de emissoras regionais em todo o Estado de São Paulo.