Entrevista coletiva do governador Mário Covas após posse do novo presidente do Tribunal de Contas

Parte I

qui, 27/01/2000 - 17h37 | Do Portal do Governo

SOBRE O NOVO PRESIDENTE DO TC

REPÓRTER – Governador, como é que o senhor vê um amigo do senhor na presidência do Tribunal de Contas, que vai examinar as suas contas? Um velho conhecido!

COVAS – Olha, eu tenho 87 amigos e não um. Um deles foi nomeado por mim porque caiu no meu período. A insinuação que você quer fazer é que como ele é meu amigo, ele vai me ajudar, é isso?

REPÓRTER – Não.

COVAS – Não é isso? Então por que a questão do amigo?

REPORTER – O senhor falou no seu discurso, que era o …

COVAS – Então, mas qual é? O que tem de problema ele ser meu amigo. Qual é a relação que se tira disso?

REPÓRTER – Nenhuma relação, o senhor é que entrou nesse detalhe no seu discurso.

COVAS – Dizendo que ele era meu amigo? Disse isso para ele e disse isso nas cinco posses que venho aqui, todos são meus amigos. Mas não é. A sua relação é outra. A sua relação é dizer que porque ele é meu amigo vai me favorecer. É do seu estilo fazer isso.

REPÓRTER – Não governador…

COVAS – É sim, é sim do seu estilo fazer isso.

REPÓRTER – Não, então eu vou mudar a pergunta: o senhor não acha que o fato dele ter ocupado um cargo no Executivo durante o primeiro mandato do senhor não pode comprometer a atuação dele no TC, que é justamente um órgão responsável pela fiscalização das …

COVAS – Em primeiro lugar, quem ocupa cargo no meu Governo é gente de caráter. Ou então não teria ocupado o cargo. Está bom?

GASTOS COM EDUCAÇÃO

REPÓRTER – Governador, tem uma avaliação que não corresponde a avaliação do Governo do Estado com relação a gastos com Educação. O Governo incluiu como gastos com Educação, para chegar aos 30%, despesas com a TV Cultura e com o Zoológico de São Paulo. O tribunal discorda disso. O senhor vai seguir essa orientação do TC?

COVAS – Nós estamos rigorosamente dentro da lei. O Jardim Zoológico não é uma exposição de natureza cultural? Toda vida foi incluído, não está sendo incluído agora nesse ano, foi incluído toda vida. E os gastos com a TV Cultura é com muito mais razão, ela não é uma TV educativa? Por que os gastos com ela não deveriam estar incluídos na área educativa? Vocês não perceberam que São Paulo gasta com Educação mais do que os outros Estados, mais até que a União. A União tem que pagar 18%, os Estados pela Constituição Federal têm de pagar 25%, mas a Constituição Estadual aqui determina que seja 30%. Nós gastamos esses 30% e até passamos todos os anos dessa porcentagem.

REPÓRTER – Mas a lei não prevê que esse tipo de gasto, governador?

COVAS – Qual?

REPÓRTER – Com zoológico, com a TV Cultura …

COVAS – Quem falou para você?

REPÓRTER – Eu não me lembro o número da lei no momento, mas a …

COVAS – A lei prevê todas as atividades culturais …

REPÓRTER – … a complementariedade ….

COVAS – … Mas então, muito provavelmente, tribunal vai ser contra.

REPÓRTER – Mas o TC já emitiu boletim contrário a este gasto específico, embora tenha aprovado as contas.

COVAS – Bom, então se emitiu é porque o saldo, excluindo isso… Mas será possível admitir que o que se gasta com a TV Cultura não é para ser incluído na área da Educação?

REPÓRTER – Mas está na lei

COVAS – Não, não está nada na lei, a lei não diz o que você pode fazer. Só diz o que são atividades culturais e educacionais. Você não leu a lei.

REPÓRTER – Não me lembro.

COVAS – Pois é, então consulta hoje aí, porque você está fazendo a pergunta…

TASSO/CIRO GOMES

REPÓRTER – Governador, o Tasso Jereissati vai apoiar o Ciro Gomes à Presidência da República, como é que o senhor vê isso?

COVAS – Eu não vejo isso, nem li isso em nenhum lugar. Li que o Tasso pretendia fazer uma reaproximação do candidato com o presidente da República, foi o máximo que eu li. Não sei se saiu alguma coisa adicional que não li.

REPÓRTER – O que o senhor acha dessa iniciativa?

COVAS – O quê? Que ele vai apoiar? Então está bom, é lógico que ele tem todo o direito. É um homem que é governador do Estado, ele decide o que vai fazer, quem é que ele tem de apoiar, quem não tem de apoiar. Eu não tenho nenhuma consideração a fazer a respeito disso. Mas também não dou a liberdade de dizer quem vou apoiar. Mas eu vou apoiar o candidato do PSDB, se o Ciro ou qualquer outra pessoa fosse o candidato do PSDB teria o meu apoio. Não sendo …

REPÓRTER – O senhor não acha que o governador Tasso deveria apoiar o candidato do PSDB também?

COVAS – Não acho nada. O Tasso é maior de idade, governador do Estado pela terceira vez, mudou a cara do Ceará. De forma que ele toma a atitude que achar melhor tomar.