Entrevista coletiva do governador Mário Covas

Parte I - Entrevista foi concedida após lançamento do novo sistema de licenciamento e transferência de veículos no Detran

seg, 03/04/2000 - 14h47 | Do Portal do Governo

Detran

Pergunta: Governador, quer dizer então que o cidadão está protegido contra a fraudes no Detran a partir de agora com este novo sistema?

Covas: Até onde a proteção pode ser dada, ele está protegido sim. Daqui para frente o que falta é mais comodidade ao usuário do que praticamente a proteção. A proteção está totalmente garantida por intermédio destes sistemas. Onde é que havia desproteção? Era no fato de que na participação de duas figuras que entraram no sistema, você acabava sendo obrigado a colocar 3.500 pessoas portadoras da senha, então isto acabava de tal maneira vulgarizando o conhecimento de senhas que acaba se intervindo naquilo. Hoje isto não acontece mais. O sistema exatamente objetiva fazer isto. Só conhece a senha quem emite a senha e quem emite o produto.

Clóvis Panzzarini: São duas máquinas……são dois computadores….

Covas: São duas máquinas, portanto, tem que estar protegida a menos que estes computadores, exatamente do Detran comece a falhar como podem falhar no mundo inteiro. Mas, de repente, a gente nunca sabe o que pode acontecer.

Pergunta: A maior frota do país necessitava de um sistema inteligente como este?

Covas: Se necessitava de um sistema inteligente como este? Mas aquele que existia antes era tão bom ou melhor do que todos os existentes no país. Mostrou falhas e portanto se mostrou falhas foi melhorado e nisso até a imprensa contribuiu apontando casos em que essas falhas ficaram evidentes. O objetivo é não apresentar falhas mas mais do que isto: o objetivo é continuar sempre oferecendo o melhor serviço possível para o usuário. Nós ainda não completamos a etapa, não no sentido da segurança. No sentido da segurança eu diria que ela está completa. O que nos falta em etapa é na prestação do serviço para o contribuinte. Ela vai ficar ainda mais perfeita no sentido de que se quer o contribuinte precisará, além de ir ao banco e ao lugar onde ele tem que pagar. Isto se faz por via bancária, sem sair de casa, então através deste mecanismo, ele entra com o pedido e já sai direto sem nenhuma intervenção humana, a parti daí.

Pergunta: É o fim da corrupção no Detran, governador?

Covas: Há corrupção no Detran?

Pergunta: Ah! não sei. Há casos em que…..

Covas: Se você me pergunta se é o fim, supostamente é porque existe.

Pergunta: Mas o Ministério Público teve investigando não teve?

Covas: Teve sim. Eu até li no jornal que o cidadão do Ministério Público tinha sido acusado de ter tirado a licença sem pagar. Fato do qual ele foi depois inocentado.

Pergunta: Então, houve pessoas se beneficiando de um esquema? Então houve corrupção?

Covas: Ah! sim. Se houve pessoas se beneficiando do esquema houve. E a razão ficou mostrada alí. Eu espero que pelo menos por aquele caminho isto não aconteça mais. Como aquele vai ser o caminho de entrada e de saída, portanto não tem caminhos alternativos. Quem fraudar este sistema agora precisa ser craque. Não é qualquer um que vai conseguir fraudar não. Precisa ser craque. Também de repente aparece um craque aí. A gente vê aí tanta coisa. Às vezes repórteres artilhados a ponto de fazerem isto. Conseguirem fraudar.