Entrega da milésima máquina para mecanização da colheita da cana

Cerimônia de apresentação da unidade 1000 de colhedora de cana acontece em Piracicaba, nesta quarta-feira

ter, 17/04/2007 - 20h48 | Do Portal do Governo

Acontece nesta quarta-feira, dia 18, a partir das 10h30, a apresentação da milésima colhedora de cana produzida pela Case IH na unidade produtiva de Piracicaba, a única que fabrica essas máquinas no mundo. A região é um das principais produtoras de cana-de-açúcar no estado de São Paulo e a que possui o maior número de pequenos fornecedores de cana.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, que também participará da cerimônia, a mecanização da colheita é um caminho sem volta e cuja participação envolve desde os grandes proprietários de áreas de cultivo, as usinas e os pequenos fornecedores. “O diálogo com representantes do setor aqui na região está intenso. Tivemos várias conversas e há consenso de que a mecanização deva acontecer e o que precisamos é ajustar o passo para fazermos isto conjuntamente”, afirma.

A unidade de Piracicaba atende a 70 países. A América Latina absorve 80% da produção, mas também são compradores os Estados Unidos e países da Oceania e Oriente Médio. “Esta é a maior prova de que o nosso país não precisa exportar apenas açúcar e álcool, mas sim ser o grande irradiador e vendedor de tecnologia para os outros países, acumulamos mais de 30 anos de aprendizado. Esta região é o melhor exemplo disto”. A planta de Piracicaba emprega 247 pessoas (entre efetivos, temporários, estagiários e terceiros) e tem a produção estimada de 350 colhedoras de cana para 2007.

São Paulo contabiliza 4,2 milhões de hectares de cana, sendo o principal produto agrícola do estado, respondendo por 45,5% do valor bruto da produção agropecuária estadual em 2006.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Agricultura

(R.A.)