Entidade latinoamericana elege diretor do DAEE para secretário técnico permanente

Rede Latino Americana de Organismos de Bacia congrega órgãos governamentais e organismos gestores de recursos hídricos

qua, 30/11/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Assembléia da (RELOB) elegeu no último dia 25, na cidade do Panamá, capital do Panamá, o engenheiro Lupércio Ziroldo Antônio para o cargo de secretário geral permanente. Lupércio ocupa o cargo de diretor da Bacia do Baixo Tietê do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), e é presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacia (REBOB) e integra o colegiado coordenado do Fórum Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica.

Criada em agosto de 1998, a RELOB é uma divisão regional da Rede Internacional de Organismos de Bacia (RIOB) que congrega órgãos governamentais e organismos gestores de recursos hídricos; entidades organizadas para a gestão da água em bacias hidrográficas, como Consórcios e Comitês de Bacia; e Agências de Cooperação multilateral envolvidas com gestão de recursos hídricos.

A Assembléia contou com a participação de 120 representantes de 15 países, que discutiram e aprovaram uma série de propostas visando integrar todos os Órgãos Gestores de Água da América Latina. Além de Lupércio, os representantes elegeram a ministra do Meio Ambiente do Panamá, Lúcia Chandeck para o cargo de presidente do Conselho Diretivo da entidade, e Edgar Bejarano Mendez, da Colombia, para o cargo de vice-presidente. O Conselho Deliberativo tem mandato de três anos.

A delegação brasileira contou com a participação do engenheiro Carlos Eduardo Nascimento Alencastre, diretor da Bacia do Pardo Grande do DAEE e representante dos Comitês de Bacia do Brasil no Conselho Nacional de Recursos Hídricos; Paulo Varella, diretor da Agência Nacional de Águas (ANA); Mauri Pereira, Assessor Técnico da ANA; e Dalto Fávero, do Consórcio PCJ (Bacia do Piracicaba, Capivari e Jundiaí), ex- Secretário Técnico da RELOB.

A eleição do engenheiro Lupércio Ziroldo Antônio como secretário técnico Permanente da RELOB consolida e amplia a presença de técnicos do DAEE, que este ano completa 60 anos de existência, em organismos do Sistema Nacional de Recursos Hídricos e agora nas gestão das águas na América Latina.

Do DAEE