Entenda o que é um polder

Também conhecido como muro de contenção, trata-se de uma das mais clássicas técnicas de drenagem para controle de enchentes

qui, 12/09/2013 - 11h19 | Do Portal do Governo

Parte dos trabalhos do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) no combate às enchentes na Região Metropolitana de São Paulo é a construção de polderes. Também conhecidos como diques e muros de contenção, polderes são estruturas hidráulicas artificiais, uma das mais clássicas técnicas de drenagem para controle de enchentes em locais de baixa altitude próximas a rios, áreas ribeirinhas em geral e o mar.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O sistema de polderes é composto por diques (muros), reservatórios, dutos e bombas. Quando ocorrem chuvas de grande intensidade, especialmente no verão, os diques fazem o trabalho de isolamento das águas: o volume intenso de águas pluviais é coletado numa espécie de piscina, que fica numa área próxima da estrutura. A água é armazenada e então lançada de volta ao rio após o período de pico de vazão.

A Holanda é um dos países que utilizam em larga escala o sistema de polderes. Lá, o sistema é aplicado e aperfeiçoado desde o século 11, e responsável por compor uma paisagem característica por conta de seus canais transversais e moinhos de vento. Hoje, a região se destaca no desenvolvimento de engenharia especializada nesse tipo de edificação. O país possui cerca de 3 mil polderes, alguns com mais de 50 mil hectares.

O Governo do Estado de São Paulo está implantando o Sistema de Polderes da Marginal Tietê, com um total de seis equipamentos nos seguintes locais: Ponte do Limão (margem direita), Ponte da Vila Maria (margens direita e esquerda), Ponte da Vila Guilherme (margem esquerda) e Ponte Aricanduva (margens direita e esquerda). O investimento chega a R$ 57,7 milhões.

Do Portal do Governo do Estado