Entenda como funciona o Poupatempo

As unidades funcionam numa carreta e numa tenda montada

ter, 13/11/2007 - 10h00 | Do Portal do Governo

Chuva ou sol, frio ou calor, ventania ou brisa não intimidam os servidores públicos e cidadãos nos sete postos móveis do Poupatempo, três na Grande São Paulo e quatro no interior. As unidades funcionam numa carreta e numa tenda montada, ao lado do veículo, para ampliar o atendimento e dar abrigo ao cidadão.

A coordenadora do posto móvel 1, Solange de Fátima Teixeira, já “montou acampamento” em mais de 80 bairros da capital e cidades vizinhas. Informa que a unidade itinerante é útil principalmente para quem tem dificuldade de locomoção (portadores de necessidades especiais, idosos e mulheres com muitos filhos). “Há casos em que fomos pegar a pessoa no carro”, lembra Solange.

Artista de circo – Na primeira quinzena deste mês, a unidade de Solange ficou estacionada no bairro da Mooca. Nos sete primeiros dias, foram feitos 1.065 atendimentos, 565 para carteiras de identidade e 108 para carteiras de trabalho. Até hoje, recorda Solange, os locais de maior movimento foram Itaquaquecetuba, São Miguel Paulista, Vila Nova Cachoeirinha, Suzano, Osasco, Cotia, Jaguaré e Campo Limpo.

Trabalhar nestas unidades é quase como ser artista de circo. De 15 em 15 dias estão de mudança, almoçam no comércio local ou trazem marmita e usam dois banheiros químicos. São 70 pessoas na unidade 1, incluindo atendentes e pessoal de apoio (limpeza, copa, transporte e outros). Montagem e desmontagem das unidades, explica Solange, são feitas a toque de caixa. A “lona” é recolhida no sábado à tarde, erguida no domingo em outro lugar e fica pronta para o espetáculo na segunda-feira de manhã. Mesmo quando vai embora, a unidade permanece. Explica-se: alguns funcionários permanecem no local para entregar os últimos documentos solicitados.

Otávio Nunes

Da Agência Imprensa Oficial