Ensino técnico na região de Sorocaba recebe novos investimentos

Governo investe R$ 2 milhões na Etec de Taquarituba e anuncia novos cursos técnicos em Itaberá e Itaporanga

ter, 16/03/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

O secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, estará nesta terça-feira, 16, nos municípios de Itaberá, Itaporanga e Taquarituba, na região de Sorocaba, onde anunciará novos investimentos no ensino técnico. O primeiro evento será realizado em Itaberá, no Grupo Assistencial MEI MEI. Na oportunidade, o secretário assinará convênio com a prefeitura para criação de uma classe descentralizada do Centro Paula Souza, com 40 vagas, no curso técnico gratuito de Contabilidade. As aulas serão ministradas na Escola Municipal Arco Íris, no centro da cidade, no período noturno, por professores da Escola Técnica (Etec) de Taquarivaí. As atividades terão início no segundo semestre de 2010.

Itaporanga 

Em seguida, o secretário segue para Itaporanga, onde assinará convênio com a prefeitura para criação de uma classe descentralizada do Centro Paula Souza, com 40 vagas no curso técnico gratuito de Administração. As aulas serão ministradas na Escola Municipal Coronel Vicente Russo do Amaral, no período noturno, por professores da Etec de Taquarituba. As atividades terão início no segundo semestre deste ano.

Taquarituba

O terceiro compromisso do secretário neste dia será em Taquarituba, onde fará uma vistoria às obras de reforma e ampliação da Etec Profª Terezinha Monteiro dos Santos. A unidade recebeu R$ 2,2 milhões em investimentos do governo do Estado para construção de auditório com 134 lugares, além de um novo bloco com almoxarifado, sala da vigilância, despensa, cozinha e sanitários. Os investimentos preveem ainda a ampliação do bloco existente para a criação de mais oito salas de aula, biblioteca, laboratório de química, quatro salas administrativas e cantina, além de reformas na cobertura do prédio. As obras tiveram início em fevereiro e deverão estar prontas até o final de 2010.

A Etec Profª Terezinha Monteiro dos Santos soma mais de 350 alunos matriculados. No vestibulinho para o 1º semestre de 2010, a unidade ofereceu 70 vagas para o Ensino Médio e 116 vagas distribuídas em três cursos técnicos: Administração, Informática e Informática para Internet. Mais de 287 candidatos disputaram as 186 vagas oferecidas. A maior procura foi registrada no curso técnico de Informática, no período da noite, que teve a relação de 2,4 candidatos por vaga.

Empregabilidade

De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos – o último balanço de 2009 representou um aumento de 22,2% em relação ao ano anterior.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2%, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.

Da Secretaria de Desenvolvimento