Ensino Superior estuda parceria com instituto francês em projetos educacionais

Assunto foi tema de reunião entre o secretário Carlos Vogt e representantes do instituto na quarta-feira, 12

qui, 13/03/2008 - 12h06 | Do Portal do Governo

A perspectiva de cooperação entre o Instituto Nacional de Pesquisas em Informática e Automação (INRIA), da França, e o governo do Estado de São Paulo em projetos educacionais das universidades estaduais paulistas foi o tema da reunião realizada na quarta-feira, 12, entre dirigentes do instituto francês e o Secretário de Ensino Superior do Estado de S. Paulo, Carlos Vogt.

O gerente para a América Latina do INRIA, Professor Michel Jambu, e o Diretor de Pesquisa do instituto, Pierre Deransart, que estavam acompanhados do assessor de cooperação para Ciência e Tecnologia do Consulado Francês em S. Paulo, Dr. Michel Brunet, mostraram ao secretário Vogt um vídeo de apresentação do INRIA e relataram programas de cooperação que o instituto já mantém com universidades brasileiras e também com algumas das universidades públicas paulistas, além da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo), para o desenvolvimento de projetos de pesquisa nas áreas de informática, automação e inovação para diversos usos.

Depois de uma exposição breve das linhas de atuação em pesquisa das universidades estaduais paulistas, da agência de fomento de pesquisas do Estado, a FAPESP, e dos projetos educacionais que as universidades públicas vêm desenvolvendo de forma consorciada, o secretário Vogt manifestou o interesse de que se estabeleçam termos de cooperação entre o INRIA e a Secretaria para os dois principais programas ora em elaboração: a Universidade Virtual do Estado de S. Paulo (Programa UNIVESP), que se utilizará de ambientes educacionais com uso de modernas ferramentas tecnológicas, e o Sistema Integrado de Informações Sobre o Ensino Superior do Estado de São Paulo (SIESP), o primeiro banco de dados sobre ensino superior do Estado, também em elaboração. Em seus próximos contatos, INRIA e Secretaria de Ensino Superior do Estado deverão delinear as formas de cooperação a serem estabelecidas.

O Instituto Nacional de Pesquisa em Informática e Automação, órgão do governo francês, existe há quarenta anos, possui oito centros de pesquisa espalhados pelo país, tem 3.700 funcionários, 2.900 dos quais são cientistas pesquisadores, distribuídos por 152 equipes de projetos. A maior parte dos pesquisadores é também formada por professores universitários. O INRIA desenvolve um grande número de parcerias com empresas francesas, universidades e outras instituições nacionais e internacionais.

Da Secretaria de Ensino Superior

(I.P.)