Ensino Superior apoia ações do Ano da França no Brasil

Centenas de eventos culturais marcam as comemorações em capitais brasileiras

qui, 15/01/2009 - 19h06 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Ensino Superior é um dos integrantes do Grupo de Trabalho do Governo do Estado de São Paulo encarregado da realização do Ano da França no Brasil, que se estenderá de abril a novembro de 2009, no estado. O grupo centralizará as informações sobre as ações oficiais relativas a essas comemorações e trabalhará em parceria com os comissariados francês e brasileiro, coordenadores do projeto, oferecendo apoio e cedendo recursos e equipamentos para a realização dos eventos programados.  

Em 2005 criou-se o Ano do Brasil na França, ocasião em que mais de 2.400 eventos de promoção da cultura brasileira e de reafirmação dos laços de amizade entre os dois países aconteceram. O ano de 2009 marcará, desta vez, o Ano da França no Brasil.

A programação do Ano – que foi lançado oficialmente pelos presidentes Sarkozy e Luiz Inácio Lula da Silva em 23 de dezembro passado — compreende projetos artísticos, culturais, econômicos, científicos e educacionais, envolvendo a participação de franceses e brasileiros. Terá abertura oficial no Rio de Janeiro, em 21 de abril, e se encerrará com um evento em São Paulo, em 15 de novembro.

Serão mais de 100 projetos científicos distribuídos por 20 estados brasileiros e que se desdobrarão em mais de 140 ações acadêmicas, como colóquios, seminários e fóruns. Mais de 300 projetos artísticos serão desenvolvidos em quase 70 cidades brasileiras, perfazendo mais de 400 ações culturais. Haverá, também, mais de 60 projetos econômicos.

Do total de ações programadas, cerca de 140 acontecerão em São Paulo, 80 no Rio de Janeiro, 40 em Salvador, 40 em Belo Horizonte, 40 em Brasília, 20 em Porto Alegre, 20 em Recife, 10 em Curitiba, 10 em Fortaleza, 10 em Manaus, 10 em São Luís e 5 em Belém.

Na França, a coordenação do Ano estará a cargo de uma agência do Ministério das Relações Exteriores e dos ministérios da Cultura e da Comunicação, a Culturesfrance. No Brasil, os responsáveis são os ministérios da Cultura e de Relações Exteriores e entidades públicas e privadas.

Da Secretaria de Ensino Superior