Ensino: Projeto de alunos da CPTM/Senai ganha primeiro lugar em concurso

Alunos criaram nova lâmpada para os sinais de tráfego ferroviário em substituição aos dispositivos incandescentes convencionais

seg, 02/10/2006 - 16h40 | Do Portal do Governo

O projeto denominado Always Light, dos alunos do CPTM/Senai, única escola no Brasil a preparar jovens para o mercado metro-ferroviário, foi o vencedor na categoria “Equipamentos”, do concurso Inova Senai 2006, que reuniu os 60 melhores trabalhos desenvolvidos por estudantes e professores de 31 escolas da instituição no Estado de São Paulo. Outras sete modalidades foram premiadas em cerimônia realizada na tarde de 9/09 na sede da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na capital.

Os alunos do Centro de Formação Profissional Engº James C. Stewart CPTM/Senai, Danilo da Silveira, Isaias Lopes e Bruno Torres criaram uma nova lâmpada, composta por 15 leds, para os sinais de tráfego ferroviário em substituição aos dispositivos incandescentes convencionais. Os jovens receberam orientação do professor de Mecânica, do curso de técnico em Sistemas Eletrônicos de Transporte Sobre Trilhos, Robinson Morales.

Entre as vantagens, o protótipo tem vida útil de cinco anos, contra apenas três meses das lâmpadas atualmente em operação na CPTM. Os leds do Always Light são dispostos em cinco grupos de três, postos em angulação de 45º e com uma tensão de 12 volts de corrente contínua. Assim, se um dos grupos de leds falhar, os outros permanecem funcionando.

Quando uma lâmpada incandescente de um sinal queima, isso pode trazer dificuldades para a operação. Por exemplo, o maquinista precisa parar a composição e entrar em contato com o Centro de Controle Operacional (CCO), o que gera atrasos, além da necessidade de deslocamento de uma equipe de manutenção para o local. Segundo o coordenador do CPTM/SENAI, Wilson Sanches, a CPTM possui cerca de 1.000 sinais de tráfego. “Como o protótipo saiu por R$ 30,00 a preço de varejo, um investimento de cerca de R$ 30 mil poderia atender as seis linhas do sistema”, calcula.

Com um largo sorriso no rosto, o jovem Isaias não conseguia conter a alegria pela premiação. “É uma satisfação muito grande ter o nosso trabalho escolhido, valeu a pena o empenho”. O parceiro Danilo destaca o alto nível dos outros projetos: “Além da felicidade, foi uma surpresa, porque o concurso apresentou bons concorrentes”. Para o professor Robinson, o aprendizado é uma das lições mais importantes que fica para os seus pupilos. “A nossa alegria é ensinar, passar para eles uma melhor qualificação, para que tenham sucesso na vida profissional”.

O diretor do CPTM/SENAI, Ivan Moreno, afirma que o prêmio reforça o bom trabalho desenvolvido por toda a escola e acredita no potencial dos alunos e professores. “É só ampará-los que eles chegam lá”. Na opinião de Shigueko Arimori de Assis, coordenadora de programas educacionais da CPTM, o sucesso do projeto Always Light eleva ainda mais o padrão de qualidade que a companhia tem buscado imprimir. “Esperamos que essas soluções sejam viáveis para adotarmos em nossos sistemas”.

Mão-de-obra especializada

Pioneiro na formação de jovens para o transporte sobre trilhos, o centro é resultado de uma parceria de 46 anos entre a CPTM e o Senai. Com tecnologia de ponta específica para ferrovia, o CPTM/Senai forma em média cerca de 60 jovens por ano absorvidos pelas empresas que vivem, atualmente, a retomada do crescimento do setor. Localizada na Lapa, a instituição já certificou mais de 2.300 alunos, nos cursos de aprendizagem industrial.

Primeiro trabalho apresentado por alunas do CPTM/SENAI, na edição de 2005 do Inova, o Sempre On foi selecionado como projeto destaque para integrar a exposição que reúne os finalistas da premiação deste ano. As alunas Tamiris Campos, Raquel Sales e Larissa Lima, hoje funcionárias da companhia, conquistaram a 3ª posição na categoria equipamentos, no ano passado. Para diminuir as perdas financeiras da empresa, elas criaram um dispositivo que mantém a alimentação dos bloqueios das estações em caso de falta de energia elétrica no prédio.

Da CPTM