Ensino Médio Integral inicia aulas com mais de 4,6 mil alunos

O novo modelo de ensino será implantado inicialmente em 16 escolas estaduais

seg, 13/02/2012 - 16h00 | Do Portal do Governo

As 16 escolas que oferecem o novo modelo de Ensino Médio Integral começaram a receber, a partir desta segunda-feira, 13, mais de 4,6 mil alunos de 1ª, 2ª e 3ª séries em prédios escolares voltados especialmente para a proposta e com professores em regime de dedicação exclusiva. Durante um evento nesta manhã, na Escola Estadual Conde do Parnaíba, na cidade de Jundiaí, o secretário Herman Voorwald deu a largada para este que é um dos principais projetos da Secretaria da Educação.

O trabalho a ser desenvolvido nessas primeiras unidades servirá de referência para a ampliação da iniciativa em todo o Estado nos anos seguintes, de modo a promover a melhoria da qualidade do ensino, nos termos do programa Educação – Compromisso de São Paulo.  O projeto tem como objetivos principais colocar o sistema educacional de São Paulo entre os melhores do mundo e fazer a carreira de professor ser uma das mais valorizadas entre os jovens. “Esta é uma das mais importantes propostas de Educação Básica que o Estado de São Paulo já teve. O que se inicia hoje mudará a vida desses jovens nos próximos anos”, afirmou o secretário. Para 2013 está prevista a implantação em mais 100 unidades e, em 2014, em outras 184. A intenção é de que até o fim da atual gestão sejam implantados 300 centros.

Matriz curricular

No novo modelo, a jornada foi ampliada de seis horas para nove horas e meia, incluindo três refeições diárias. A estrutura conta com salas temáticas de português, história, arte e geografia e salas de leitura e informática. E, no segundo semestre, as escolas contarão com laboratórios de biologia, química, física e matemática. Só em recursos audiovisuais, incluindo lousas interativas, foram investidos R$ 299 mil por escola, em um total de R$ 3,18 milhões. Para as reformas e obras de adaptação foram destinados R$ 4,6 milhões.

Na matriz curricular, os alunos terão orientação de estudos, prática de ciências, preparação acadêmica ou para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro. Além das disciplinas obrigatórias para o Ensino Médio, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, de acordo com seu objetivo, seja a continuação dos estudos após o Ensino Médio ou o ingresso no mercado de trabalho. Cada escola vai definir quais serão elas, de acordo com o interesse dos alunos. Podem ser aulas relacionadas a línguas, tecnologia, artes, entre outros temas. O intuito é contribuir para que o aluno esteja apto para a realização do seu projeto.

Professores com dedicação exclusiva

Outra diferença do novo modelo para as já existentes escolas de tempo integral está no regime de trabalho oferecido para os docentes que atuarem exclusivamente nas escolas de Ensino Médio Integral. É um regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno. Para isso, há uma gratificação de 50% sobre o salário-base, o que equivale a um aporte de R$ 5,68 milhões anuais, R$ 355 mil ao ano por unidade de ensino. Para estarem aptos para desenvolver as atividades previstas na matriz curricular diferenciada, entre os dias 6 e 10 deste mês, os 249 professores atuantes nas Escolas de Ensino Médio Integral passaram por uma formação específica para o novo modelo

Acolhimento

A partir desta segunda-feira, nas 16 unidades que oferecem o Ensino Médio Integral, os estudantes serão recebidos por outros jovens, que durante dois dias farão a apresentação das bases do projeto escolar, das instalações e das equipes de profissionais de cada escola. Dinâmicas também serão realizadas nesse primeiro momento para estimular a integração do estudante à nova proposta de ensino.

O chamado “acolhimento” será feito por 60 estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral de Pernambuco, que foram submetidos, ao longo do mês de janeiro, em Recife, a uma formação para discussão sobre a concepção e planejamento das atividades a serem desenvolvidas. Na primeira semana de fevereiro, os jovens pernambucanos também participaram da formação das equipes de gestores e professores.

Da Secretaria da Educação