Ensino Médio de SP cresce em matemática e língua portuguesa

No início do ano letivo, recuperação de 42 dias foi implantada para alunos de 5a a 8a séries

sex, 10/04/2009 - 11h14 | Do Portal do Governo

O Ensino Médio paulista cresceu em 2008. É o que aponta o Saresp 2008, avaliação de ensino da Secretaria de Estado da Educação. Nas disciplinas de matemática e língua portuguesa, os alunos tiveram desempenho bem acima do de 2007.

Os dados apontam para aumento de 9,8 pontos em apenas um ano na disciplina de matemática – de 264 para 273,8. Em língua portuguesa, 9,5 pontos – de 263 para 272,5.

A Secretaria de Estado da Educação implantou em 2008 uma série de ações para o avanço do desempenho dos alunos. No início do ano letivo, o Governo do Estado implantou recuperação de 42 dias focada em língua portuguesa e matemática para os alunos de 5a a 8a séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

No Ensino Médio, a Secretaria diversificou o currículo e proporcionou reforço ao conteúdo, com novos materiais (guias de estudantes, por exemplo) e horários específicos de aulas para aceleração. Por seis horas semanais, na grade curricular, os estudantes da 3ª série passaram a ter apoio à continuidade dos estudos, integrando conteúdos a partir de temas da atualidade. A rede estadual ainda teve simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), reforçando aptidões para realizações de provas.

“O Ensino Médio sempre foi o ‘gargalo’ da Educação brasileira. São Paulo mostra que um planejamento adequado melhora o desempenho dos alunos. Claro que temos muito a melhorar, mas já avançamos”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
 
Secretaria de Estado da Educação
Assessoria de Imprensa
Mais informações à imprensa: (11) 3218-2062 / 2063

Da Secretaria de Estado da Educação