Engenheiros da Unesp colaboram no livro premiado com Jabuti

Teixeira e Assunção, de Ilha Solteira, redigiram sobre automação

sex, 21/11/2008 - 16h17 | Do Portal do Governo

Os engenheiros Marcelo Carvalho Minhoto Teixeira e Edvaldo Assunção, ambos do Departamento de Engenharia Elétrica, da Faculdade de Engenharia (FE), câmpus Ilha Solteira, redigiram, em parceria, um capítulo da Enciclopédia de Automática, Volume 1. Em 31 de outubro, o organizador Luiz Antonio Aguirre foi premiado pela Câmara Brasileira do Livro pela conquista do segundo lugar no Prêmio Jabuti 2008, categoria Melhor Livro de Ciências Exatas, Tecnologia e Informática.

Os docentes são autores do capítulo Extensões para Sistemas Não-Lineares. Esta pesquisa está relacionada ao controle de sistemas automatizados pelo uso da lógica difusa ou lógica fuzzy. Segundo Teixeira, pela complexidade, em geral a natureza é descrita por meio de equações não-lineares. Ele cita que um exemplo prático que ilustra o conceito pode ser encontrado na robótica, cujo objetivo é substituir controles humanos por máquinas.

Numa fábrica, um robô que trabalha com baixas velocidades pode ser representado por equações relativamente simples, como um processo linear. “No entanto, robôs de alto desempenho, que visam alta produtividade, exigem velocidades mais elevadas. Este fato torna suas equações mais complexas, pertencentes à classe dos sistemas não-lineares”, diz Assunção.

Para resolver a complexidade dos sistemas não-lineares, uma solução moderna consiste na representação dos mesmos através do modelo fuzzy Takagi-Sugeno, que utiliza uma combinação de vários sistemas lineares. Este procedimento simplifica o projeto de controladores automáticos, ou robôs, que não necessitam da atuação humana. “As técnicas de projeto abordadas no capítulo são baseadas em LMI (Desigualdades Matriciais Lineares), cuja idéia básica é a de utilizar métodos computacionais de alto desempenho para projetar os controladores automáticos. Este foi o principal enfoque do capítulo”, explica o engenheiro.

Iniciativa – Esta enciclopédia surgiu por iniciativa da SBA (Sociedade Brasileira de Automática), que julgou oportuna a elaboração de uma enciclopédia de automática, visando apresentar o atual cenário das pesquisas cientificas no Brasil. A SBA indicou Luiz Antonio Aguirre, docente do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) como editor e organizador do trabalho.

“O objetivo da obra, composta por três volumes, foi oferecer um texto didático e acessível a profissionais da área, tendo como meta o estreitamento entre as pesquisas teóricas das universidades brasileiras e os problemas de automação industrial”, explica Assunção.

Para os docentes, a conquista representa a maturidade e competência dos docentes da Unesp. “Isso mostra o trabalho realizado em nossa Universidade”, finaliza.

A SBA indicou o Departamento de Engenharia Elétrica de Ilha Solteira para organizar o próximo Congresso Brasileiro de Automática, em 2010, a ser realizado em Bonito (MS), em parceria com o Departamento de Engenharia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), câmpus de Campo Grande.

Da Unesp

(M.C.)