Engenheiro da Poli desenvolve sistema que melhora fluxo de trânsito

O Genpolis, porém, é apenas um protótipo e ainda não funciona online, em tempo real, necessitando de uma programação específica para operar

qui, 29/11/2012 - 16h02 | Do Portal do Governo

O engenheiro eletrônico da Escola Politécnica (Poli) da USP, Bruno Serno Mugnela, desenvolveu, durante seu estudo de mestrado, um sistema inteligente de ajuste e sincronização de semáforos de tempo fixo, que pode melhorar o fluxo de trânsito e reduzir atrasos e paradas em até 30%.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O “Genpolis” é um simulador que, a partir do número de carros e da velocidade com que eles circulam numa grande avenida ou região de uma cidade, determina os melhores tempos de verde e vermelho de cada sinal, para melhorar a fluidez do tráfego. Mugnela lembra, porém, que o Genpolis é apenas um protótipo e ainda não funciona online, em tempo real, necessitando de uma programação específica para operar.

ASSISTA AO VÍDEO
Do laboratório ao dia a dia: entenda como o IPT está presente em sua vida

A Avenida Padre Antônio José dos Santos, uma das mais movimentadas vias do bairro do Brooklin, na zona sul de São Paulo, foi o local escolhido para o teste, que agradou bastante a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Do Portal do Governo do Estado