Enfermeiros são treinados para prevenir câncer em mulheres

Capacitação reunirá 80 profissionais da capital e Grande São Paulo, a partir de segunda-feira

qui, 16/08/2007 - 11h15 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio da Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp) realiza a partir da próxima segunda-feira, 20, um programa de capacitação de 80 enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de Unidades Básicas de Saúde municipais para prevenção de câncer de mama e do colo do útero. O treinamento será para profissionais de saúde da capital, Embu, Franco da Rocha e Caieiras.

Durante três dias os participantes receberão informações sobre o papel da enfermagem na prevenção do câncer em mulheres, anatomia do aparelho genital feminino e procedimentos para coleta do papanicolaou, além de orientações para diagnóstico citológico.

Depois da capacitação teórica, será realizado, entre setembro e novembro, um módulo prático, em que os profissionais irão atuar, sob supervisão, na coleta de papanicolaou e no ensino do auto-exame das mamas para as mulheres em unidades da rede pública.

“A prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero são fundamentais para o sucesso dos tratamentos. Por isso os profissionais que atuam nos postos de saúde devem estar bem preparados para identificar qualquer problema”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A Fosp fica na rua Oscar Freire, 2.396, em Pinheiros, zona oeste da capital.

Da Secretaria da Saúde