Enfermagem da Pediatria do HC recebe prêmio por atendimento

Equipe exibiu 3 pôsteres relacionados ao “Redesenho do Processo de assistência ao paciente

sex, 29/08/2008 - 14h13 | Do Portal do Governo

A Enfermagem da Pediatria do HC da Unicamp foi premiada no VI Encontro Nacional de Gerenciamento em Enfermagem – ENENGE, ocorrido em Campos do Jordão há uma semana. A equipe do HC expôs três pôsteres, todos relacionados com o projeto “Redesenho do Processo de assistência ao paciente internado na Enfermaria de Pediatria”, desenvolvido na Enfermaria de Pediatria ao longo de dez meses. Dentre os trabalhos, o intitulado “Sistema de Classificação de Pacientes Pediátricos: Construção e Validação de Instrumento”, de autoria da Enfermeira Ariane Dini e da professora do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Edineis Guirardello, foi premiado em primeiro lugar entre mais de 150 trabalhos inscritos.

Segundo a enfermeira Maria Isabel Melo De Paolis, diretora do serviço de enfermagem pediátrica, este projeto da enfermagem de pediatria contou com o apoio da Agência de Formação Profissional da Unicamp – AFPU, do Departamento de Enfermagem da FCM e da Superintendência do HC. Isabel considera a parceria algo saudável e curioso, já que a dissertação de mestrado “O Instrumento de Classificação de pacientes em Pediatria – ICPP”, da enfermeira Ariane, desenvolvido no DENF-FCM e orientado pela professora Edineis foi transformada em projeto prático na Pediatria do HC e posteriormente se tornou seu projeto de conclusão de curso no Programa de Desenvolvimento Gerencial – PDG. Este trabalho ainda foi classificado como um dos seis de grande impacto para a Unicamp na Oficina GEPRO (Gestão por Processos) em agosto de 2007. “Para nós, esse primeiro lugar mostra que a Enfermaria de Pediatria do HC pode contribuir, a nível nacional, com propostas e instrumentos práticos que melhoram a qualidade do gerenciamento da assistência em enfermagem. É um ótimo programa de gestão”, comenta a enfermeira.

O trabalho se propõe a instituir um sistema de informações em saúde para verificar a complexidade exigida para cada paciente e seu respectivo tratamento. Com este esquema, é possível dimensionar o quadro de enfermagem trabalhando em cada posto e também gerenciar custos na enfermaria, como explica Maria Isabel. O Instituto da Criança do Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo e outras áreas do hospital, manifestaram interesse em conhecer na prática o projeto e também implementá-lo, comemora Isabel.

O ENEGE é organizado pela Sociedade Brasileira de Gerenciamento em Enfermagem – SOBRAGEN desde 1998. O tema central da edição deste ano foi “Sustentabilidade na Gestão em Saúde” e contou com a participação de cerca de 400 enfermeiros. Os trabalhos apresentados pela equipe de Enfermagem da Pediatria do HC no VI ENEGE estarão expostos no pátio da pediatria, no quarto andar do Hospital de Clínicas da Unicamp, a partir do dia 1º de setembro para visitação e conhecimento do público.

Da Assessoria de Imprensa do HC da Unicamp

C.M.