Energia: CPTM adota programa de redução de energia antes do prazo oficial

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma empresa vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos

qui, 24/05/2001 - 17h10 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, empresa vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, antecipou-se à data fixada pelo Governo Federal e iniciará um programa de redução de consumo de energia já no dia 26 de maio (sábado). As medidas atingem estações, pátios, oficinas e unidades administrativas.

Apenas uma dessas providências interferirá diretamente nos serviços e circulação de trens. É a decisão de se desligar a iluminação interna dos trens durante o horário das 8h às 16h, com exceção do trecho Brás-Guaianazes da Linha E – Leste. Tronco, servido pelo Expresso Leste, onde existem túneis.

O programa de redução de energia prevê a substituição das lâmpadas incandescentes por lâmpadas de alto rendimento em todas as instalações da empresa, incluindo todas as 92 estações. Os pátios e oficinas também terão a iluminação reduzida e as telhas comuns serão trocadas por telhas translúcidas na proporção de 50%, qaundo for possível e eficiente. Já as estações e plataformas ficarão apagadas no período entre 8h e 16h, e ainda fora da operação comercial. A limpeza será executada sempre antes do término da operação comercial.

A racionalização da energia contempla outras medidas simples, mas de impacto no dia-a-dia, como a desativação dos sistemas de ar-condicionado, com exceção daqueles que servem as salas dotadas de aparelhos eletrônicos específicos. Os monitores de todos os sistemas de computação, por sua vez, serão desligados automaticamente após 5 minutos sem uso, durante o expediente e, fora dele, é o Corpo de Vigilância quem desligará o restante da iluminação. Os elevadores nas estações e escritórios serão empregados exclusivamente para deficientes, quando o número de andares permitir. Os interruptores para iluminação de salas, corredores e áreas comuns serão individualizados, e os corredores e áreas comuns permanecerão com, no máximo, 50% da iluminação. Banheiros e vestiários ganharão sensores de presença.

Geradores a diesel vão operar 4 horas por dia, nos locais onde eles estão disponíveis, especialmente nos Centros de Controle Operacional – CCOs, que ficam em Presidente Altino, Luz e Brás. Ainda com relação à iluminação, será desligada a da Ponte Estaiada sobre o rio Pinheiros (futura Estação-Ponte Santo Amaro).

O horário do expediente administrativo sofrerá alteração e uma ampla campanha interna de conscientização será também desenvolvida com os empregados e os terceirizados, com o objetivo de ensejar ações que visem à economia de energia elétrica.