Enem: aluno da rede estadual obtém pontuação máxima na redação

Fabrício Vitorino da Silva, da Escola Prof. Marciano de Toledo Piza, em Rio Claro, está entre os 55 que obtiveram nota 1.000

qui, 31/01/2019 - 9h55 | Do Portal do Governo

O aluno Fabrício Vitorino da Silva, da Escola Estadual Professor Marciano de Toledo Piza, de Rio Claro, está entre os 55 estudantes que alcançaram a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018.

O estudante de 18 anos é o único oriundo de escola pública entre os quatro paulistas da lista. Jovem disciplinado e atuante, ele encontrou no Ensino Integral as ferramentas para correr atrás do sonho de ser médico. “Fundei e fui presidente do clube de debate da escola. Sempre procurava trazer temas atuais para debater com os colegas. Juntos, encontrávamos formas de passar as ideias para o papel”, revela o aluno.

A diretora da unidade, Célia Stipp, ressalta que a aula de projeto de vida prepara os estudantes para os desafios no futuro e no desenvolvimento acadêmico. “Nas escolas de período integral, os jovens convivem por mais tempo com os professores e têm mais oportunidade para estudar”, explica.

“Disciplinas como Projeto de Vida, por exemplo, direcionam os jovens para onde eles querem chegar. Estamos muito felizes e orgulhosos com o desempenho do Fabrício”, acrescenta.

Vale destacar que Fabrício Vitorino da Silva estudou durante parte do Ensino Fundamental e todo o Médio na Escola Marciano Piza, em Rio Claro, onde se formou em 2017. Ele passou o último ano em preparação para o exame.

Resultados

Na Escola Estadual Isabel Campos, em Presidente Venceslau, a aluna Daianne Lima de Santana, da 3ª série do Ensino Médio, conquistou 940 pontos na redação. Os procedimentos utilizados pela professora de língua portuguesa Luciana Scarcelli Moré Oliveira contribuíram para o resultado.

“O método que utilizo com alunos começa já na 2ª série. Já na 3ª série, faltando poucos meses para o Enem, eu intensifico as práticas. Trabalhamos em sala de aula com estrutura textual, leituras de redações nota 1.000 de anos anteriores e de editoriais, videoaulas, produção de texto com tempo limitado, além de fazermos quatro simulados anuais”, revela.

Há dois anos, a ex-aluna da Escola Estadual Gentila Guizzi Pinatti, da cidade de Sebastianópolis do Sul, Amanda D’Auricio também obteve nota de 940 na redação do Enem. De acordo com a jovem, para escrever um bom texto, é necessário identificar a sua maneira de transcrever as ideias no papel. “Eu entendi que não precisamos escrever de forma engessada. Cada um aprende qual é o jeito de produzir”, diz.

Consultas

Alunos da rede estadual de ensino que realizaram as provas do Enem 2018, já podem consultar o resultado do exame no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os participantes podem verificar as notas obtidas em cada uma das provas: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação. Para isso, basta acessar a “Página do Participante”, no portal do Inep, com CPF e senha.