ENEM 2007: cresce participação de reeducandos

Unidades prisionais do Estado incentivaram a participação, que é mais uma alternativa para a reintegração social

dom, 30/09/2007 - 17h00 | Do Portal do Governo

Este ano, 5,6 mil presos fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), número que confirma a tendência de crescimento de pessoas privadas da liberdade na participação da prova. Na SAP (Secretaria Estadual da Administração Penitenciária), funcionários interessados em complementar seus estudos também se submeteram ao exame, que fornece – de acordo com a nota alcançada – a possibilidade de facilitar o ingresso em algumas faculdades, além de ser requisito exigido para se candidatar a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni), já que a nota do ENEM é utilizada como critério de seleção para o programa.

Segundo o site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) www.inep.gov.br, 5.646 presos de 243 presídios em todo o país fizeram o exame, dos quais o CDPs (Centros de Detenção Provisória) de Diadema e Tatuapé; a Penitenciária II de Mirandópolis e o IPA (Instituto Penal Agrícola) de Bauru viabilizaram a participação de reeducandos interessados.

“O exame dá uma referência de auto-avaliação para auxiliar internos e servidores nas escolhas futuras, tanto com relação à continuidade dos estudos quanto na sua inclusão (caso dos presos) no mundo do trabalho”, diz o diretor da PII de Mirandópolis, Márcio Alexandre Betti . “Congratulamos os reeducandos e funcionários pelo esforço e dedicação e apostamos que com o ótimo desempenho que tiveram conseguirão uma oportunidade no ProUni”, relata o Diretor Técnico de Departamento do IPA, Gilberto de Assis Oliveira. “Ficamos imensamente felizes com o respeito e a lisura, tanto dos aplicadores e fiscais como também dos presos e funcionários que realizaram a prova”, destaca Wanderley Lopes, diretor do CDP de Diadema.

Durante o período das inscrições e até o dia de realização do exame, foram elaborados vários testes e provas simuladas com os inscritos para melhor prepará-los. Foi o caso do IPA de Bauru, onde os professores Thiago Moreira Santos e Luis Fabiano Santos Gomes prepararam aulas especiais com o objetivo de informar aos reeducandos a importância da prova, as formas de avaliação e supostos conteúdos que poderiam ser abordados na avaliação oficial.

Na avaliação simulada, 80% dos alunos atingiram média de 50%, o equivalente a 32 questões da prova objetiva, sendo que dois deles se destacaram dos demais com acerto de 53 e 54 questões, o equivalente a 83% e 79%, respectivamente.

Como já era esperado, alguns sentenciados declararam ter participado do exame como uma ferramenta legítima para testar seus conhecimentos e capacidade de raciocínio e a maioria afirmou ter como objetivo ingressar no ensino superior, quando em liberdade.

Da Secretaria Estadual da Administração Penitenciária

(I.P.)