Encontros discutem exploração de petróleo e gás no litoral paulista

Inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela internet

qua, 11/11/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Desenvolvimento, por intermédio da Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural (Cespeg), promoverá nos próximos dias 25 e 26 de novembro, dois encontros para debater ações voltadas ao desenvolvimento das atividades petrolíferas no litoral paulista. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail: comissaopgn@sp.gov.br. Na mensagem, coloque o seu nome, telefone, e-mail, cargo, entidade ou empresa do participante, e a indicação do(s) evento(s) que pretende acompanhar. 

O primeiro evento será um seminário, realizado em Santos, na Unip Vila Mathias, que terá como tema central os Royalties e as Participações Especiais do Petróleo nos Municípios do Litoral Paulista. Serão discutidos os critérios que tornam os municípios elegíveis ao recebimento de royalties e participações especiais, além de metodologia de cálculo, forma de pagamento e perspectivas futuras com o desenvolvimento da atividade petrolífera no litoral. As apresentações serão feitas por especialistas, representantes do governo e técnicos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) – entidade responsável pelo cálculo e pelo pagamento de royalties e participações especiais. O evento terá início às 17h30 e contará com a presença de prefeitos da região, deputados estaduais e federais. 

Já no dia 26, será realizado, na sede da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), no centro da capital, um workshop sobre Prospecção e Preparo de Fornecedores para o Pré-Sal. Promovido em parceria com a Abinee e a Petrobras, o evento tem como objetivo fomentar debater oportunidades e desafios relacionados ao fornecimento de equipamentos, sistemas e serviços nas áreas de instrumentação e automação para o petróleo. 

Cespeg

A Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural do Estado de São Paulo tem como objetivo analisar os impactos das atividades relacionadas à exploração de petróleo e gás natural em São Paulo e propor ações para o desenvolvimento dessa atividade no Estado. A Cespeg conta com a participação de pesquisadores, entidades empresariais, universidades, instituições da sociedade civil, prefeituras e oito Secretarias de Estado, que atuam com base em nove eixos estruturantes, com a meta de tornar o Estado de São Paulo referência mundial em bioenergia, petróleo e gás natural.

Da Secretaria de Desenvolvimento