Encontros da Juventude capacitam jovens e gestores municipais

Objetivo é levantar projetos, programas e ações destinados aos jovens e, com isso, traçar políticas públicas voltadas para a juventude

qui, 10/09/2009 - 11h30 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria Estadual de Programas para a Juventude, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), realiza nesta quinta e sexta-feiras, 10 e 11, oficinas para capacitar jovens e gestores municipais. 

A realização do II Ciclo de Encontros Regionais de Políticas Públicas de Juventude tem como objetivo ampliar as discussões sobre os diversos temas que envolvem a juventude, não só entre os gestores, mas também com os jovens participantes dessas ações.

Neste ano, os encontros acontecem nas 15 regiões administrativas do Estado, com dois dias de duração – um totalmente dedicado aos jovens, multiplicando as iniciativas relacionadas à juventude em todo o Estado.

Em 2008, durante o I Ciclo de Encontros Regionais, a participação de representantes de mais de 150 municípios, proporcionou o início de um amplo debate no Estado entre os gestores que executam políticas públicas para a juventude.

“Voltados aos gestores locais, os encontros permitiram levantar os projetos, programas e ações destinados aos jovens e ajudaram a traçar um panorama sobre as políticas públicas da juventude em todo o Interior paulista”, explica a coordenadora de Gestão de Políticas Públicas do Cepam, Fátima Fernandes de Araújo.

Segundo Mariana Montoro, coordenadora de Programas para a Juventude, os jovens entre 15 e 29 anos formam um grupo de 11 milhões de pessoas no Estado, o que demonstra a representatividade do segmento social para o desenvolvimento de políticas públicas específicas.

Neste II Ciclo, o conteúdo da oficina para jovens abordará técnicas de comunicação, e irá preparar os participantes para atuarem como Correspondentes Regionais do Portal da Juventude (http://www.juventude.sp.gov.br). “Queremos formar uma rede de jovens comunicadores ativos em seus municípios e interligados com o que acontece no cenário da juventude no Estado”, diz Mariana.

A oficina com os gestores municipais irá apresentar metodologias para a elaboração de projetos sociais e os possíveis caminhos para a captação de recursos.

Participam do encontro em Santos os municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.

Do Cepam