Encontro Técnico promove discussão sobre mananciais da RMSP

Secretário Xico Graziano destacou o envio da Lei da Billings para a Assembléia Legislativa

qua, 22/10/2008 - 19h22 | Do Portal do Governo

Destacando o envio do Projeto da Lei Específica da Billings para a Assembléia Legislativa, há um mês, o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, fez uma apresentação otimista sobre as metas de proteção e recuperação dos mananciais que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo, nesta quarta-feira, 22, durante o IV Seminário e II Encontro Técnico “Poluição da Água e Gerenciamento de Recursos Hídricos”, promovido pela Fundação Mapfre, no campus da USP Leste, no bairro de Ermelino Matarazzo.

O objetivo do evento foi promover discussões sobre temas críticos em torno do uso da água e contou com a participação de estudantes da própria Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP Leste, técnicos da área de saneamento básico e representantes de empresas, entre outros. Além de Graziano, a mesa de abertura foi composta pelo diretor da USP Leste, Dante de Rose Júnior, por Fátima Lima, superintendente da Fundação Mafpre no Brasil, e Ricardo Serpa, diretor do Itsemap – Serviços Tecnológicos Mapfre do Brasil.

Ressaltando os esforços que vêm sendo desenvolvidos pela atual gestão estadual, no sentido de tornar as políticas públicas de meio ambiente duradouras, o secretário afirmou que o futuro dos mananciais deve ser encarado com otimismo. Ele lembrou que, apesar de 47,8% da área da Bacia da Billings estar ocupada indevidamente, 52,2% ainda está conservada. Argumentou que hoje são novas as condições de crescimento da Região Metropolitana de São Paulo, com a perda da “força fantástica de atração” que a metrópole tinha nos anos 70 e 80, assim como o êxodo rural, hoje inexistente.

Xico Graziano lembrou que os poderes públicos dispõem atualmente de novas condições e estruturas, destacando o recente concurso realizado pela Secretaria do Meio Ambiente – SMA, que contará, a partir de janeiro de 2009, com 300 novos funcionários, especialistas ambientais, e o fortalecimento da Polícia Militar Ambiental, dando como exemplo o trabalho concretizado nos bairros cota em Cubatão, onde em abril do ano passado, um efetivo de mais de 100 policiais ambientais passou a atuar permanentemente efetivando o congelamento das ocupações irregulares naquela região crítica da Serra do Mar.

O secretário enfatizou, ainda, que a sociedade civil está mais organizada e atuante, fazendo denúncias e incentivando a cobertura dos problemas e crimes ambientais pela imprensa. Por outro lado, ele também recordou que a Secretaria do Meio Ambiente vem promovendo ações de educação ambiental, com as crianças, na região da Guarapiranga, buscando a conscientização ambiental quanto à necessidade de preservação dos mananciais.

Graziano finalizou sua exposição dizendo que o projeto de lei específica da Billings traz muitas novas possibilidades e que a efetiva recuperação e proteção da bacia “vai depender de todos nós, visando sair dos discursos ambientalistas e partindo definitivamente para a gestão de resultados”.

Da Secretaria do Meio Ambiente