Encontro sobre registro de indicação geográfica acontece nesta sexta

Certificação pode ser conferida a produtos com identidade e valor próprios e únicos

qui, 06/06/2013 - 19h50 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Agricultura e Abastecimento promove na próxima sexta-feira, 7, um encontro temático sobre o registro de Indicação Geográfica. A certificação pode ser conferida a produtos com identidade e valor próprios e únicos, com características exclusivas em função de recursos naturais, clima, solo e modo de fazer, de acordo com sua região de origem.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Para falar sobre o cenário no Estado de São Paulo, no Brasil e no mundo, a Secretaria de Agricultura traz representantes da Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) e a engenheira de projetos Sabine Edelli, de origem francesa, que falará sobre iniciativas de promoção, registro e controle de Indicações Geográficas na França.

Um exemplo de produto certificado é o champanhe. Produzido na região administrativa de Champagne-Ardenne, no nordeste da França, tornou-se sinônimo de vinho espumante em vários países do mundo. Em 1927, foi reconhecida a primeira Appellation d´Origine Contrôlée (AOC), – denominação de origem controlada – que serviu como base para a implantação do sistema de controle da origem de vinhos na França e no mundo. Atualmente, o nome champagne é uma AOC, a mais rigorosa Denominação de Origem utilizada na França, e só pode ser utilizado para os vinhos produzidos na região.

Instituto Nacional de Propriedade Industrial

No Brasil, o certificado equivalente é o IG, concedido pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) aos produtos reconhecidos. São duas espécies ou modalidades: IP (indicação de procedência) ou DO (denominação de origem). Sete produtos nacionais já receberam o selo de IG na espécie “indicação de procedência” e um produto na espécie “denominação de origem”; entre eles, os vinhos da IP Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, o café produzido na região do cerrado mineiro e a cachaça de Paraty.

SERVIÇO
Encontro temático de Indicação Geográfica
7 de junho, a partir das 14h
Salão Nobre da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Avenida Miguel Stéfano, 3900 – Água Funda – São Paulo)

Do Portal do Governo do Estado