Encontro: Prefeitos da região de Campinas discutem projetos de agronegócio

Evento está sendo realizado no Centro de Tecnologia da Unicamp

seg, 29/05/2006 - 15h24 | Do Portal do Governo

Descobrir a verdadeira vocação do município para o agronegócio e agregar valor a essa produção é o objetivo principal do 1° Encontro de Prefeitos: Projeto de Desenvolvimento do Agronegócio, que acontece hoje, no auditório do Centro de Tecnologia (CT) da Unicamp.

Organizado pelo próprio CT e pela Associação Tecnologia para Todos (Technllbr), o evento terá como missão divulgar conhecimentos e ferramentas que permitam um desenvolvimento ordenado do meio urbano e rural. De acordo com Irenilza de Alencar Nääs, coordenadora do encontro, é preciso desmistifcar a importância do crescimento de um município exclusivamente à sua evolução comercial e industrial. “Muitas vezes o município tem uma vocação muito forte para o agronegócio, não importa em qual escala”, afirmou ela.

Irenilza, que é professora voluntária da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp e pesquisadora do Grupo de Tecnologia em Biossistemas do CT, explicou que existe, por parte das prefeituras, uma necessidade de adequar o assunto agronegócio ao Plano Diretor. “A obrigatoriedade da apresentação do Plano Diretor para municípios com mais de 20 mil habitantes fez com que eles percebessem a importância do assunto”, disse. E para que o desenvolvimento do agronegócio seja efetivo, o assunto não termina no final desse encontro. “Lançaremos no final da programação um Manual de Elaboração de Projetos e, futuramente, o CT ministrará cursos para os interessados”, revelou Irenilza. Dessa maneira, segundo ela, a universidade se aproxima dos municípios e transfere para a base da sociedade a tecnologia produzida aqui.

Na parte da manhã foram registradas as presenças de 48 prefeitos e representantes de prefeituras. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 19-3788-4979 ou pelo e-mail technallbr@ct.unicamp.br

Jeverson Barbieri

Da Unicamp